• Mundo

    Wednesday, 15-May-2024 01:23:34 -03

    Rodman culpa bebida por crítica a americano preso na Coreia do Norte

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    09/01/2014 09h35

    O ex-jogador de basquete americano Dennis Rodman pediu desculpas nesta quinta-feira à família de Kenneth Bae, missionário condenado a 15 anos de prisão por conspiração contra a Coreia do Norte. O ex-astro da NBA afirma que estava estressado e teria bebido antes da entrevista em que criticou o preso americano.

    A assessoria de Rodman distribuiu uma nota em que o ex-jogador diz assumir a culpa pela entrevista à CNN. "Eu constrangi muita gente. Eu sinto muito. Nesse momento, eu deveria saber melhor que ninguém que não deveria fazer declarações políticas. Eu estou arrependido de verdade".

    AFP
    Foto da agência de notícias norte-coreana KCNA mostra encontro de Dennis Rodman com ditador Kim Jong-un após jogo de basquete em Pyongyang
    Foto da agência de notícias norte-coreana KCNA mostra encontro de Dennis Rodman com Kim Jong-un após jogo em Pyongyang

    Ele diz ainda que, devido a suas declarações, alguns jogadores saíram de seu projeto de "diplomacia do basquete" por causa da pressão das famílias e dos parceiros comerciais. "Eu bebi. Não é uma desculpa, mas quando a entrevista aconteceu eu estava com raiva".

    Na entrevista, exibida na terça (7) pela CNN, Rodman disse que o missionário era culpado por ter sido preso na Coreia do Norte. "Se você entender o que Kenneth Bae fez.. Você entende o que ele fez neste país? Por que está prisioneiro neste país?", disse.

    A declaração provocou polêmica nos Estados Unidos e irritou a família de Kenneth Bae. A irmã do preso, Terri Chung, afirmou que sua família se sentiu ultrajada pelas declarações e disse que o ex-jogador deveria usar seu contato com o ditador Kim Jong-un para liberar Bae. "Ele está brincando com a vida do meu irmão".

    Esta foi a quarta visita de Dennis Rodman à Coreia do Norte em um ano. Desta vez, ele fez uma partida entre o ex-jogadores da NBA e o time norte-coreano, em comemoração ao aniversário de Kim Jong-un. A equipe anfitriã venceu o jogo. A partida foi manchete do "Rodong Sinmun", jornal do regime comunista.

    ESTAÇÃO DE ESQUI

    Segundo membros da comitiva do ex-jogador, Rodman viajou nesta quinta para a estação de esqui de Masik, inaugurada pelo ditador norte-coreano em dezembro. Em entrevista à Reuters, eles não souberam informar se Kim Jong-un estava com o ex-astro da NBA.

    Autoridades sul-coreanas afirmam que o centro de inverno, a 190 km de Pyongyang, custou centenas de milhões de dólares e pretende receber 5.000 esquiadores por dia. A intenção do regime comunista é abrir a estação para turistas estrangeiros e obter um lucro anual de US$ 43,75 milhões (R$ 102 milhões).

    A construção foi criticada pela comunidade internacional pelo dispêndio de recursos, que poderiam ser usados para aumentar os estoques de comida da população, e despertou a suspeita de violação das sanções aplicadas pela ONU.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024