• Mundo

    Thursday, 28-Mar-2024 07:03:00 -03

    Erupção vulcânica mata ao menos 15 na Indonésia

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    01/02/2014 13h42

    Ao menos 15 pessoas morreram neste sábado (1) devido às nuvens de cinzas expelidas pelo vulcão Sinabung, na Indonésia, durante sua erupção dos últimos dias, de acordo com as autoridades do país.

    "Neste estágio não foi possível fazer qualquer evacuação na área por causa da possibilidade de novas erupções", disse o membro da equipe presidencial Andi Arief.

    Entre os mortos, há quatro jovens que estavam em uma excursão com sua escola para observar justamente o vulcão, no oeste da ilha de Sumatra, declarou Sutopo Purwo Nugroho, porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Catástrofes.

    CÍRCULO DE FOGO

    O vulcão do monte Sinabung, que havia registrado uma queda de atividade, despertou neste sábado pela manhã, projetando rochas e cinzas a uma altura de 2.000 metros e cobrindo uma imensa área com uma nuvem escura.

    Editoria de Arte/Folhapress

    Sinabung é um dos cerca de 130 vulcões ativos na Indonésia, que fica no chamado "Círculo de Fogo", cinturão vulcânico em torno das margens do Oceano Pacífico.

    A erupção vulcânica mais mortal no país nos últimos anos foi do Monte Merapi, perto da cidade densamente povoada de Yogyakarta, no centro de Java. O vulcão entrou em erupção no fim de 2010, matando mais de 350 pessoas.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024