• Mundo

    Tuesday, 23-Apr-2024 04:24:23 -03

    Rei Juan Carlos abdica em favor do príncipe Felipe na Espanha

    LEANDRO COLON
    DE LONDRES

    02/06/2014 06h00

    O rei Juan Carlos, 76, decidiu abdicar do reino da Espanha em favor do filho, o príncipe Felipe, 46.

    A decisão foi anunciada nesta segunda-feira pelo presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy.

    Segundo ele, Juan Carlos pretende explicar ainda nesta segunda os motivos que o levaram a abdicar do trono. "Encontrei o rei convencido de que este é o melhor momento para produzir com toda normalidade a mudança da chefia do Estado e a transmissão da coroa ao Príncipe das Astúrias", disse Rajoy.

    "Renuncia ao trono uma figura histórica, tão extremamente vinculada à democracia espanhola", afirmou.

    Juan Carlos se torna o terceiro monarca a tomar decisão deste tipo na Europa em menos de dois anos. Antes dele, a rainha Beatriz, da Holanda, e o rei Alberto 2º, da Bélgica, também havia optado por passar a coroa aos herdeiros.

    Um Conselho de Ministros extraordinário será convocado para cuidar da tramitação legal da mudança, incluindo a aprovação de uma Lei Orgânica, como exige a constituição espanhola. "Estou convencido de que nós, espanhóis, saberemos escrever essa nova página de nossa história em um clima sereno", ressaltou o presidente espanhol.

    O rei espanhol assumiu em 22 de novembro de 1975, com a volta da monarquia ao país. O príncipe Felipe de Bourbon recebeu em 1977 o título de Príncipe das Astúrias e agora deve ser coroado como rei Felipe 6º.

    A decisão de Juan Carlos em abdicar do trono ocorre em meio a recente turbulência na família real, com escândalo de corrupção envolvendo sua filha Cristina, e o marido dela, Iñaki Urdangarin, suspeitos de crime fiscal e lavagem de dinheiro por meio de uma ONG.

    Recentemente, a justiça espanhol arquivou as acusações contra Cristina e seu marido foi afastado das atividades da família real, mas o episódio desgastou a família real perante a população.

    Editoria de Arte/Folhapress

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024