O presidente de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, desmaiou nesta terça-feira durante discurso para as tropas no Dia de Portugal e teve que ser removido, mas conseguiu voltar e terminar o seu discurso.
O presidente, de 74 anos, recebeu o atendimento médico no local por cerca de 20 minutos, durante o qual a cerimônia foi suspensa, até conseguir se recompor e retomar o seu discurso no mesmo ponto de onde parou.
As comemorações oficiais do Dia de Portugal foram realizadas na cidade portuguesa de Guarda e enquanto o discurso do presidente era transmitido ao vivo, manifestantes gritavam em protesto contra o governo.
Cavaco Silva se sentiu mal no meio de seu discurso, quando ficou momentaneamente sem palavras e teve que ser ajudado imediatamente por pessoas ao redor para não cair no chão.
Paulo Novais/EFE | ||
O presidente português, Aníbal Cavaco Silva, passa mal durante discurso pelo Dia de Portugal, na cidade de Guarda |
Falando à imprensa estatal, o médico militar disse que em nenhum momento o presidente perdeu a consciência e atribuiu o incidente a uma reação vagal, termo médico que se refere ao nervo vago, que atua sobre a frequência cardíaca.
Após o fim do discurso, Cavaco Silva assistiu ao desfile militar sentado ao lado do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, e vai continuar com sua agenda de hoje com eventos do Dia da Portugal.
Enquanto o presidente estava sendo tratado, o Chefe do Estado Maior das Forças Armadas, Arturo Pina Monteiro Neves anunciou que Cavaco Silva estava passando mal e que voltaria em breve para terminar o seu discurso.
Neves também criticou um grupo de manifestantes que gritavam palavras de ordem contra o executivo e exigiu respeito a Portugal e às Forças Armadas.