Os militantes do Estado Islâmico (EI) assumiram o controle nesta segunda-feira (14) de partes de Deir Ezzor, a maior cidade do leste da Síria, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).
O grupo radical Estado Islâmico controla agora metade desta cidade e o governo sírio a outra metade, depois da retirada de rebeldes que controlavam a região.
Outros grupos rebeldes, que lutam pela queda do ditador Bashar al-Assad na Síria, juraram lealdade aos militantes do EI, segundo a ONG.
"Somente a segunda metade da cidade, o aeroporto militar, situado na periferia, e alguns povoados da província estão ainda fora do controle do EI", afirmou Rami Abdel Rahman, diretor do OSDH.
Segundo a ONG, os rebeldes foram expulsos depois do fracasso em suas negociações com EI, que no final de junho proclamou um califado (Estado islâmico) nas zonas que controla no Iraque e Síria.
O grupo, que já dominava regiões na Síria –país que vive uma guerra civil desde 2011–, avançou no mês passado sobre o Iraque, dominando cidades no norte do país.