O primeiro-ministro britânico, David Cameron, anunciou nesta quinta (18) que uma estátua de bronze de Margaret Thatcher será inaugurada nas ilhas Malvinas no próximo ano.
Cameron disse ainda que cada um dos moradores da ilha receberá uma medalha pela sua "determinação e comprometimento pessoal" durante a ocupação argentina na guerra pelo território, em 1982.
Margaret Thatcher era a primeira-ministra durante a guerra, que ocorreu no primeiro semestre de 1982.
A Medalha do Atlântico Sul já havia sido dada a 30 mil militares e civis ingleses ou das próprias Malvinas que serviram durante a guerra.
Cameron deu as notícias durante uma mensagem natalina aos moradores das ilhas.
Chris Hargreaves/Efe | ||
Margaret Thatcher visita monumento em Pangbourne nos 25 anos da Guerra das Malvinas, em 2007 |
Ele afirmou que, "há três décadas, as forças britânicas apoiaram os moradores da ilha quando eles enfrentaram uma ameaça à soberania, e é absolutamente correto que nós reconheçamos isso no ano que vem, quando os ilhéus irão receber coletivamente a Medalha do Atlântico Sul e será inaugurada uma estátua de bronze para honrar uma pessoa que teve um papel tão importante na liberação: a baronesa Thatcher".
Os ingleses se referem às Malvinas como Falklands.
Em 1982, a ditadura militar argentina iniciou uma guerra para retomar as ilhas, que no século 19 pertenceram à Argentina.
A disputa durou pouco mais de 70 dias. Em 14 de junho daquele ano, Thatcher anunciou em Londres que a Argentina havia se rendido. No mesmo dia, políticos argentinos pediram a renúncia da junta militar que governava o país. No ano seguinte, o país voltou a ser democrático.