• Mundo

    Thursday, 28-Mar-2024 13:23:36 -03

    Sergio Mattarella é eleito novo presidente da Itália

    DA EFE

    31/01/2015 11h09 Erramos: o texto foi alterado

    Sergio Mattarella, 73, juiz do Tribunal Constitucional e várias vezes ministro, foi eleito neste sábado (31) como novo presidente da Itália, após a quarta votação realizada no Parlamento do país. Ele é tido pelos italianos como um "anti-Berlusconi".

    Mattarella conseguiu 665 votos, bem acima da maioria simples de 505 votos necessários para ser eleito entre os 1.009 eleitores, entre deputados, senadores, representantes de regiões e senadores vitalícios, na sessão conjunta presidida pela presidente da Câmara dos Deputados, Laura Boldrini.

    Apesar das incertezas, devido à "traição" ocorrida em 2013, quando membros do próprio Partido Democrata (PD) abandonaram a candidatura de Romano Prodi, a escolha do antigo membro da Democracia Cristã (DC) como sucessor de Giorgio Napolitano estava praticamente garantida nessa votação.

    Filippo Monteforte/AFP
    Sergio Mattarella, que eleito novo presidente da Itália e é tido como "anti-Berlusconi"
    Sergio Mattarella, que eleito novo presidente da Itália e é tido como "anti-Berlusconi"

    Nos três turnos anteriores, que tiveram início na quinta-feira, os grandes partidos do país tinham adotado a estratégia de votar em branco, frente à impossibilidade de chegar a um consenso de um nome capaz de alcançar dois terços dos votos em disputa.

    Mattarella foi desde o princípio apoiado pelo líder do PD e primeiro-ministro, Matteo Renzi, que obteve apoio unânime do partido.

    Na manhã deste sábado, depois de algumas negociações, o partido Novo Centro-Direita (NCD), aliados de Renzi no governo, aceitou apoiar a candidatura de Mattarella.

    O grupo do ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi, Forza Itália (FI), reiterou o voto em branco como sinal de rejeição ao nome proposto por Renzi.

    O partido de Berlusconi não aprova a nomeação de Mattarella e considera uma "traição" não ter sido consultado antes da escolha. Além disso, anunciou o fim do chamado "Pacto de Nazareno", acordo que mantinha com o governo para tirar do papel algumas reformas constitucionais e o novo sistema eleitoral.

    Mattarella se transforma assim no 12º chefe de Estado italiano —a 13ª presidência após a reeleição de Napolitano em 2013.

    Nas próximas horas, o parlamento decidirá quando será realizada a posse de Mattarella. A expectativa é de que o novo presidente assuma o cargo na segunda-feira.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024