Uma nova moeda comemorativa fabricada pela Espanha, em virtude dos 70 anos do fim da 2ª Guerra Mundial, tem provocado polêmica, informou o "El País" nesta terça-feira (17).
A moeda leva a inscrição "70 anos de paz", período que compreende a ditadura de Francisco Franco na Espanha. Além disso, o slogan se parece com o utilizado pelo regime franquista para comemorar os "25 anos de paz" do fim da guerra civil espanhola.
Divulgação | ||
Moeda comemorativa de 200 euros celebra 70 anos do fim da 2ª Guerra Mundial e cria polêmica |
"Não é aceitável que o governo da Espanha pretenda celebrar 70 anos de paz, uma vez que esse período inclui a ditadura franquista que durou mais de 35 anos, até o fim de 1975, atentando contra os princípios da lei vigente de memória histórica", afirmou Joan Baldoví, deputado do partido Compromís.
O representante catalão para a União Europeia, Amadeu Altafaj, também criticou a iniciativa no Twitter. "Nova moeda da Espanha: 70 anos de paz. Isso inclui anos da ditadura de Franco, paz do silêncio e da morte".
A moeda traz, em seu verso, a efigie do Rei Felipe VI. Produzida com ouro, ela tem valor de 200 euros, mas pode ser comprada por 675 euros (cerca de R$ 2.300).