• Mundo

    Thursday, 18-Apr-2024 12:06:13 -03

    Magnata Donald Trump entra na corrida pela Casa Branca

    GIULIANA VALLONE
    DE NOVA YORK

    16/06/2015 14h04

    Em discurso no famoso prédio que leva seu nome em Nova York, o magnata norte-americano Donald Trump anunciou nesta terça-feira (16) sua pré-candidatura à Presidência dos EUA pelo Partido Republicano.

    Conhecido por ser o apresentador da versão americana do programa "O Aprendiz", Trump havia cogitado entrar na corrida pela Casa Branca em 2012, mas desistiu um ano antes.

    Brendan McDermid/Reuters
    O magnata Donald Trump lança sua campanha para a Casa Branca em seu principal prédio de NY
    O magnata Donald Trump lança sua campanha para a Casa Branca em seu principal prédio de NY

    Com ideias conservadoras, Trump defendeu que o país precisa voltar a vencer batalhas contra países como China, Japão e México e falou de seus próprios feitos como empresário do ramo imobiliário.

    "Os EUA têm um problema sério, nós não vencemos mais. Quando foi a última vez que derrotamos, por exemplo, a China, em um acordo de comércio?", disse, em palco montado na Trump Tower. "Eu derroto a China o tempo todo."

    "Eu sou realmente rico. Esse é o tipo de pensamento que precisamos para esse país", afirmou o bilionário, com fortuna estimada em US$ 9 bilhões (R$ 27,9 bilhões).

    Trump fez críticas duras ao governo por não conseguir controlar a imigração de cidadãos do México, da América Latina e até do Oriente Médio, que, segundo ele, estão prejudicando o país.

    Em determinado momento, chegou a dizer que construiria um muro na fronteira do país com o México, para parar o fluxo de imigrantes ilegais, e faria o governo mexicano pagar por ele.

    "Infelizmente, o sonho americano está morto. Mas, se eu for eleito presidente, vou trazê-lo de volta, maior e mais forte do que nunca antes", afirmou.

    "The Donald", como é chamado nos EUA, sempre flertou com a ideia de ser candidato. Até hoje, no entanto, nunca havia oficializado uma campanha.

    Ele é conhecido por fazer fortes críticas ao presidente democrata Barack Obama e inclusive questionou a nacionalidade do mandatário, cujo pai é queniano.

    Trump é o 12º republicano a anunciar uma pré-candidatura, um dia depois de Jeb Bush, ex-governador da Flórida e irmão do ex-presidente George W. Bush.

    Como estrela de TV e de perfil polêmico, tem a vantagem de ser reconhecido pela maior parte dos eleitores. Seu nome, no entanto, não é bastante impopular entre os republicanos.

    De acordo com o site "FiveThirtyEight", do estatístico Nate Silver, ele tem índice de desaprovação de 57%. Com isso, é o primeiro pré-candidato desde 1980 a contar com a rejeição da maioria dos eleitores de seu partido.

    Editoria de Arte/Folhapress

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024