• Mundo

    Friday, 19-Apr-2024 05:31:45 -03

    Em decisão histórica, Estados Unidos legalizam casamento gay

    THAIS BILENKY
    DE NOVA YORK (EUA)

    26/06/2015 11h22

    A Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu, nesta sexta-feira (26), que o casamento entre pessoas do mesmo sexo é garantido pela Constituição em todo o país.

    A decisão veio em resposta a uma ação coletiva que tramitava na Justiça americana e é tomada como jurisprudência para casos semelhantes.

    A notícia é uma vitória da luta de anos de ativismo e batalhas judiciais dos movimentos pelos direitos civis de homossexuais.

    Em discurso, o presidente americano, Barack Obama, homenageou os "heróis anônimos" que lutaram pelo reconhecimento legal do casamento gay. Antes, no Twitter, ele havia afirmado que a decisão era um "grande passo em nossa marcha pela igualdade".

    Depois da decisão, ativistas tomaram a frente da Suprema Corte e cantaram o hino nacional com bandeiras do movimento.

    JURISPRUDÊNCIA

    A ação conhecida como Obergefell vs. Hodges teve julgamento acirrado na Suprema Corte, com cinco votos favoráveis e quatro contrários.

    A decisão derrubou medidas judiciais contra a união entre pessoas do mesmo sexo nos Estados de Kentucky, Michigan, Ohio e Tenessee.

    Também validou uma série de decisões de cortes inferiores que vinham se intensificando desde 2012.

    Leia trechos do voto:

    "Como alguns do autores dessa ação demonstraram, o casamento carrega um amor que pode durar inclusive depois da morte. Faltaria compreensão a esses homens e mulheres afirmar que eles desrespeitam a ideia de casamento."

    "A esperança [da população LGBT] é não serem condenados a viver na solidão, excluídos de uma das mais antigas instituições da civilização. Eles pedem a mesma dignidade perante os olhos da lei. A Constituição garante-lhes esse direito."

    "É preciso enfatizar que religiões, e aqueles que aderem a religiões doutrinárias, podem continuar advogando com convicção que, pela palavra divina, casamentos entre pessoas do mesmo sexo não podem ser tolerados. (...) O mesmo vale para quem se opõe por outros motivos. Por sua vez, aqueles que acreditam que permitir o casamento entre pessoas do mesmo sexo é apropriado ou mesmo essencial também podem defender sua posição abertamente."

    "A Constituição não permite ao Estado barrar o casamento entre pessoas do mesmo sexo nos mesmos termos acordados para casais de pessoas de sexo oposto."

    Editoria de Arte/Folhapress

    ATIVISTA LIDEROU PROCESSO

    O líder da ação coletiva, Jim Obergefell, que lutava para legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo em Ohio, fez um discurso em que mostrou retrato do marido, John, que morreu antes de ver a decisão favorável a seu pleito.

    "Sei, em meu coração, que ele está aqui comigo", afirmou emocionado.

    O ativista comemorou que o reconhecimento em Ohio repercutirá em todo o país: "A igualdade perante a lei agora se aplica a nós também."

    Obergefell lembrou da chacina na igreja em Charleston, em que nove negros foram assinados, para dizer que "todos os americanos merecem justiça" e que "o progresso para uns não é o progresso para todos".

    Obama telefonou a Obergefell para parabenizá-lo pela vitória.

    "Estamos orgulhosos de você", disse o presidente em ligação transmitida no viva voz por canais de televisão. "Você se tornou um grande exemplo para as pessoas e [sua luta] trará uma mudança duradoura para o país, um feito raro em nosso país".

    Jim Lo Scalzo/Efe
    James Obergefell, ativista que liderou processo de legalização do casamento gay nos EUA
    James Obergefell, ativista que liderou processo de legalização do casamento gay nos EUA

    Obergefell disse que as palavras e o telefonema de Obama "significavam muito" e agradeceu seu esforço na luta pela igualdade no país.

    O ministro Anthony Kennedy relatou na Suprema Corte o voto da maioria no qual sustentou que "nenhuma união é mais profunda que o casamento".

    O matrimônio, argumentou, simboliza "ideais de amor, fidelidade, devoção, sacrifício e família". "Ao se unirem, duas pessoas juntas se tornam melhores do que eram antes."

    "Seria um erro achar que esses homens e mulheres desrespeitam a ideia de casamento".

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024