• Mundo

    Thursday, 25-Apr-2024 15:02:38 -03

    Ministério da Defesa assina acordo de parceria tecnológica com os EUA

    DE SÃO PAULO

    29/06/2015 18h27

    O ministro da Defesa brasileiro, Jaques Wagner, e o secretário de Defesa americano, Ashton Carter, assinaram nesta segunda-feira (29) acordos para aumentar a parceria tecnológica e a troca de informações entre os países.

    Os documentos são assinados durante a visita da presidente Dilma Rousseff e de dez ministros aos Estados Unidos. O encontro entre Wagner e Carter aconteceu em Washington.

    Glenn Fawcett/Divulgação
    O ministro Jaques Wagner é recebido pelo secretário de Defesa, Ashton Carter, no Pentágono
    O ministro Jaques Wagner é recebido pelo secretário de Defesa, Ashton Carter, no Pentágono

    O primeiro deles permitirá a realização de treinamentos conjuntos, cursos e estágios de membros das Forças Armadas do Brasil e dos Estados Unidos. Também facilita as negociações comerciais de equipamentos e armamentos.

    Os dois países também acertaram um mecanismo que permitirá a troca de informações militares entre os comandos militares. Segundo o Ministério da Defesa, isso contribuirá para o avanço tecnológico militar brasileiro.

    As negociações para os dois acordos haviam começado em 2010, mas ainda esperavam a aprovação do Congresso. O ministro pressionava os parlamentares para aprová-los antes da viagem aos Estados Unidos.

    As iniciativas deverão diminuir a disparidade na balança comercial no setor de defesa. Segundo o Ministério da Defesa, o Brasil importou US$ 42,4 bilhões em equipamentos americanos, contra US$ 31,4 bilhões de exportações.

    Antes do encontro com Carter, Wagner apresentou os projetos de cooperação para as Forças Armadas a empresários americanos e brasileiros na Câmara de Comércio dos Estados Unidos.

    A comitiva de empresários brasileiros foi chefiada pelo presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança, Sami Hassuani, presidente da Avibras Indústria Aeroespacial.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024