• Mundo

    Friday, 29-Mar-2024 02:35:50 -03

    Dilma encerra viagem aos EUA com visitas à Nasa e ao Vale do Silício

    FERNANDA EZABELLA
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA,
    EM MOUNTAIN VIEW (EUA)

    02/07/2015 00h56

    A presidente Dilma Rousseff encerrou sua viagem aos EUA no final da tarde desta quarta-feira, após uma maratona de encontros com executivos e investidores do Vale do Silício, na Califórnia.

    Esta foi a primeira visita oficial de um presidente brasileiro à região americana, conhecida pelas empresas de tecnologia.

    Sua última parada foi no centro de pesquisa Nasa Ames Research Center, onde conversou a portas fechadas com empresários do setor aeroespacial e de fundos de investimentos, como Marc Andressen (Andressen
    Horowitz), Tom Siebel (C3 Energy), Tom Stephenson (Sequoia Capital) e Elizabeth Holmes (Theranos).

    Stephen Lam/Reuters
    Dilma Rousseff com Eugene Tu, diretor do centro de pesquisas da Nasa em Mountain View
    Dilma Rousseff com Eugene Tu, diretor do centro de pesquisas da Nasa em Mountain View

    A reunião foi organizada pela Boeing, que no dia anterior havia fechado com a Embraer um acordo para colaboração de testes para melhorar o impacto ambiental da aviação.

    Uma aeronave da Embraer será usada para testes a partir de 2016.

    A presidente também foi conhecer o funcionamento do supercomputador da Nasa chamado Pleiades, um dos mais rápidos do mundo e com mais de 700 terabytes de memória.

    O supercomputador, que ocupa um grande complexo do centro, ajuda cientistas e engenheiros da iniciativa privada e governamental a conduzir simulações das missões da Nasa e análises de mudanças climáticas, entre outras diversas tarefas.

    Durante o dia, Dilma passou pela SRI International, um centro de inovação tecnológica responsável pela criação da secretária virtual Siri e do mouse.

    Ela foi apresentada a dois robôs, um deles chamado Proxi, um robô humanóide de última geração, 20 vezes mais eficiente que plataformas atuais.

    Ao se despedir da imprensa na saída da Nasa, depois de quatro dias de viagens pelos EUA, Dilma manteve o bom humor e ainda brincou com os jornalistas. "Voltem direitinho para casa, hein? Nada de encher a cara."

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024