• Mundo

    Thursday, 25-Apr-2024 20:53:54 -03

    Obama pede que africanos se rebelem contra 'câncer da corrupção'

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    26/07/2015 10h24

    O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, estimulou os africanos neste domingo a rebelar-se contra "o câncer da corrupção" para ultrapassar esse obstáculo que atrasa o desenvolvimento do continente.

    "Na África há muitos países que sofrem este problema, e se tolera porque sempre esteve por aí", disse Obama em discurso pronunciado em um abarrotado ginásio poliesportivo de Nairobi, capital do Quênia.

    Segundo o presidente americano, "será preciso tomar decisões difíceis, mas o progresso requer que se enfrente os cantos mais obscuros do passado", razão pela qual líderes políticos, sociedade civil e cidadãos deverão trabalhar juntos para reverter esta situação.

    A luta contra a corrupção só será efetiva se houver "leis duras", mas também "um povo que se levante e diga basta", ressaltou.

    Apesar dos evidentes problemas por causa da corrupção, Obama louvou o governo queniano por suas iniciativas para combatê-la, como o recente relatório no qual apontava políticos de alto escalão que tinham casos pendentes de investigação.

    No país, terra natal de seu pai, Obama participou da abertura da sexta edição da Cúpula Global de Empreendedores e se reuniu com o presidente do país, Uhuru Kenyatta, para negociar acordos bilaterais e de segurança.

    No sábado, o presidente questionou a falta de direitos para os gays no continente.

    Obama encerrou a visita ao Quênia na tarde deste domingo (no horário local) e partiu rumo à vizinha Etiópia, outro aliado importante do Ocidente em matéria de segurança, mas muito questionado no âmbito dos direitos humanos, para se reunir com líderes locais e membros da União Africana, onde fará um discurso na próxima terça-feira.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024