• Mundo

    Wednesday, 24-Apr-2024 05:34:58 -03

    Alemanha decide restabelecer controle de fronteira ante onda de refugiados

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    13/09/2015 13h15

    Herbert P./Efe
    Refugiados aguardam em posto para chegar até a Alemanha; país restabeleceu o controle temporário da fronteira
    Refugiados aguardam em posto para chegar até a Alemanha; país restabelecerá o controle de fronteiras

    Para conter a entrada de milhares de refugiados, a Alemanha anunciou neste domingo (13) que irá restabelecer o controle temporário de entrada de imigrantes em sua fronteira com a Áustria, como medida de emergência.

    O controle de passaportes foi confirmado pelo ministro do Interior, Thomas de Maiziere. "A Alemanha introduz provisoriamente controles em suas fronteiras, em particular com a Áustria", indicou o ministro em Berlim, depois milhares de imigrantes chegarem a Munique, principal porta de entrada na Alemanha, nas últimas semanas.

    "O objetivo é limitar os fluxos atuais para a Alemanha e para que voltemos a proceder de maneira ordenada quando as pessoas entrarem no país", disse ele, acrescentando que a medida também é justificada por razões de segurança.

    "A reintrodução temporária dos controles nas fronteiras entre os Estados membros é uma possibilidade excepcional explicitamente prevista no regulamentada pelo Código das Fronteiras Schengen, em caso de uma situação de crise", disse a Comissão Europeia em comunicado.

    O texto acrescenta que a decisão alemã confirma "a urgência de se chegar a um acordo sobre as medidas propostas pela Comissão Europeia, a fim de gerenciar a crise dos refugiados".

    O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, disse em entrevista ao jornal alemão "Bild" que a medida de contenção das fornteiras era necessária. "Nós entendemos a decisão da Alemanha e expressamos nossa solidariedade." Segundo ele, esse é apenas o primeiro passo e as fronteiras da Grécia, por onde chega grande parte dos refugiados, também precisam ser protegidas.

    Também neste domingo, o ministro do Interior da Eslováquia, Robert Kalinak, disse que o país deve vetar a proposta de distribuir em "cotas" os imigrantes que chegam aos países da União Europeia.

    Os ministros de 28 países devem se reunir nesta segunda-feira (14), em Bruxelas, para definir medidas de emergência para lidar com a crise migratória.

    Cerca de 13 mil refugiados chegaram a Munique no sábado e até o domingo outros 3 mil haviam chegado, segundo autoridades locais disseram à agência de notícias Reuters.

    De acordo com a France Presse, a companhia ferroviária austríaca ÖBB anunciou neste domingo a suspensão do tráfego com a Alemanha –milhares de migrantes utilizam há dias esse meio de transporte para viajar de um país a outro.

    O tráfego deveria ficar suspenso a partir das 17h (12h de Brasília), indicou a companhia à agência austríaca APA, sem fornecer mais detalhes.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024