• Mundo

    Friday, 17-May-2024 02:19:21 -03

    Refugiados sírios morrem afogados ao ficarem presos em barco que afundou

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    27/09/2015 11h54

    Dezessete sírios que tentavam chegar à Grécia, incluindo cinco mulheres e cinco crianças, morreram afogados neste domingo, quando o barco em que viajavam naufragou nas águas da Turquia.

    A Guarda Costeira turca recuperou os corpos dos migrantes que haviam zarpado em um pequeno barco de madeira da praia de Bodrum, na Turquia, rumo à ilha grega de Leros, segundo a agência Dogan.

    Os refugiados se afogaram por não conseguir sair da cabine do barco, informou a agência de notícias.

    Outros 20 migrantes que estavam no convés, sobreviveram e nadaram até a costa turca. Todos usavam coletes salva-vidas.

    Os sobreviventes foram levados para um necrotério em Bodrum para identificar seus parentes mortos.

    Nos últimos dias tem crescido o número de migrantes e refugiados que partem da Turquia em barcos precários para a UE em busca de uma vida melhor.

    A maioria foge de conflitos e da pobreza na Síria, Afeganistão, Paquistão e África.

    A imagem do menino sírio de três anos Aylan Kurdi, cujo corpo foi encontrado em uma praia turca após um naufrágio em sua tentativa de chegar à Grécia por mar, chocou o mundo e colocou pressão sobre os líderes europeus a dar uma resposta à crise de refugiados.

    OPERAÇÃO DE SALVAMENTO

    Pelo menos 838 pessoas que navegavam à deriva no mar Mediterrâneo foram socorridas neste domingo em diversas operações de salvamento que são coordenadas pela Guarda Costeira italiana desde o começo da manhã.

    Os resgates contaram com dois navios da Guarda Costeira italiana, outros dois da Marinha italiana, dois da organização Médicos Sem Fronteiras e uma embarcação inglesa.

    Um navio da Guarda Costeira salvou 85 imigrantes que navegavam rumo à Europa, enquanto outra embarcação dos Médicos sem Fronteiras auxiliou 112 pessoas, além de outro barco que socorreu outras 150.

    A Marinha Militar italiana também participou dos trabalhos de resgate e recuperou mais de 300 pessoas que viajavam a bordo de três pesqueiros diferentes.

    Além disso, a embarcação inglesa socorreu outras 111 pessoas.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024