• Mundo

    Saturday, 27-Apr-2024 02:38:17 -03

    Snowden entra no Twitter e segue apenas a agência de inteligência NSA

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    29/09/2015 15h37

    Florian David/AFP
    Telas de computador e de celular mostram conta de Edward Snowden no Twitter
    Telas de computador e de celular mostram conta de Edward Snowden no Twitter

    Edward Snowden, que tem perturbado autoridades americanas desde que fugiu dos EUA há dois anos, acabou de encontrar um novo megafone no Twitter nesta terça-feira (29).

    O ex-funcionário da Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês), que vazou documentos confidenciais sobre as atividades de monitoramento do governo, acumulava 574 mil seguidores cinco horas depois de seu primeiro tuíte: "Podem me ouvir agora?"

    Twitter

    Ele segue apenas uma conta: tuítes da NSA.

    Assim como outras pessoas de destaque que atuam no site, sua conta tem ícone azul e branco, indicando que foi verificada pelo Twitter.

    Snowden atualmente vive em exílio na Rússia. Ele enfrenta acusações nos EUA que poderiam levar a uma sentença de até 30 anos de prisão.

    PIADAS

    Em seu perfil no site de microblogs, o ex-funcionário da NSA se descreve assim: "Eu trabalhava para o governo, agora trabalho para o público". Também se apresenta como diretor da Freedom of the Press Foundation, para a qual diz estar desenvolvendo "projetos secretos".

    O primeiro tuiteiro com quem Snowden conversou foi o astrofísico Neil DeGrasse Tyson –figura popular no site, onde é seguido por mais de 4,3 milhões.

    "Obrigado pelas boas-vindas! E agora nós temos água em Marte! Sabe se eles conferem o passaporte na fronteira? Um amigo pediu pra perguntar", brincou Snowden, em alusão à sua própria situação de exilado.

    Questionado por Tyson –"muitos o chamam de herói, outros de traidor"–, o ex-funcionário da NSA disse ser "apenas um cidadão com voz".

    "Daniel Ellsberg me disse que rótulos nunca impediram o progresso, nem em 1776 [data da independência dos EUA] nem hoje", acrescentou Snowden.

    Também presente no Twitter, Ellsberg é o analista militar americano que, em 1971, vazou para a imprensa do país documentos secretos do Pentágono sobre a Guerra do Vietnã.

    O ex-funcionário não resistiu a uma alfinetada no seu antigo lugar de trabalho. "Enquanto isso, em Fort Meade, mil pessoas acabaram de entrar no Twitter". Fort Meade, no Estado americano de Maryland, é onde fica a sede da Agência de Segurança Nacional.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024