• Mundo

    Thursday, 09-May-2024 13:49:54 -03

    Incêndio em plataforma de petróleo mata ao menos 32 no Azerbaijão

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    05/12/2015 14h27

    Ao menos 32 funcionários morreram em um incêndio na noite desta sexta-feira (4) em plataforma de petróleo operada pela companhia estatal de energia do Azerbaijão, Socar, no mar Cáspio.

    "Segundo nossas informações, 32 funcionários morreram, enquanto 42 foram resgatados ontem à noite. O incêndio na plataforma foi finalmente extinguido", disse Mirvari Gakhramanly, chefe do Comitê de Proteção aos Direitos dos Trabalhadores do Petróleo.

    Meydan TV/Reuters
    Imagem retirada de TV mostra chama em uma plataforma no mar Cáspio; 32 morreram
    Imagem retirada de TV mostra chama em uma plataforma no mar Cáspio; 32 morreram

    A Socar disse nesta sexta-feira (4) que o incêndio começou na plataforma do campo de Guneshi após uma tubulação de gás ter sido danificada por fortes ventos.

    Segundo a empresa, o resgate dos funcionários está sendo prejudicado por uma forte tempestade. Os trabalhadores forem retirados da área em chamas e a maioria aguarda resgate em dois botes salva-vidas amarrados à plataforma.

    Cerca de 60% da produção de petróleo da Socar passa pela plataforma atingida. A maior parte da produção nacional, contudo, vem de outras plataformas.

    Em um incidente separado, a Socar afirmou nesta sexta-feira (4) que três trabalhadores estão desaparecidos de outra de suas plataformas no mar de Cáspio após um acidente causado por tempestade.

    Em 2014, 14 funcionários da empresa morreram em acidentes em plataformas de petróleo e gás.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024