• Mundo

    Friday, 29-Mar-2024 03:40:05 -03

    Conservador Marcelo Rebelo de Sousa é eleito presidente de Portugal

    GIULIANA MIRANDA
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE LISBOA

    24/01/2016 19h05 Erramos: esse conteúdo foi alterado

    Os portugueses elegeram neste domingo (24) o candidato apoiado pelos partidos de direita, Marcelo Rebelo de Sousa, como novo presidente. Líder absoluto nas pesquisas desde o começo da campanha, Rebelo de Sousa, 67, obteve 52% dos votos, garantindo sua vitória já no primeiro turno.

    Jurista, o novo presidente tornou-se muito conhecido em Portugal devido aos 15 anos em que esteve à frente de uma coluna sobre política em horário nobre na televisão. Rebelo de Sousa também já foi deputado, eurodeputado, vereador e presidente do PSD (Partido Social Democrata, de centro-direita).

    Octavio Passos/Efe
    Marcelo Rebelo de Sousa vota em Celorico de Basto, no norte de Portugal, neste domingo (24)
    Marcelo Rebelo de Sousa vota em Celorico de Basto, no norte de Portugal, neste domingo (24)

    Ele substitui Aníbal Cavaco Silva, 76, do mesmo partido. Cavaco Silva fora eleito em 2006 e reeleito em 2011.

    Em discurso após o anúncio da vitória, Rebelo de Sousa afirmou que será o "presidente de todos os portugueses" e sinalizou a importância do combate à corrupção e as tensões políticas.

    CONSERVADOR VENCE?PLEITO PRESIDENCIAL - Em % de votos válidos*

    António Sampaio da Nóvoa, 61, ex-reitor da Universidade de Lisboa, ficou em segundo lugar, com 22,89% dos votos. O resultado mais surpreendente foi de Marisa Matias, 39, candidata do Bloco de Esquerda, que terminou na terceira colocação, com 10,13% dos votos.

    Criado em 1999, o BE era uma legenda "nanica" até as últimas eleições legislativas em outubro do ano passado. Com críticas à política de austeridade da União Europeia e ao sistema bancário do país, o partido ganhou fôlego e elegeu 19 deputados.

    Além de consolidar o BE como terceira força política, essas eleições representaram uma derrota para a ala mais moderada do Partido Socialista, o mesmo do primeiro-ministro António Costa, 54.

    O apoio dos socialistas foi dividido entre Sampaio da Nóvoa e a ex-presidente do partido Maria de Belém Roseira, 66. A dupla começou empatada na segunda colocação, mas a candidata teve uma queda expressiva nas últimas semanas, terminando a corrida eleitoral em quarto.

    O voto em Portugal não é obrigatório, e mais da metade dos eleitores registrados não compareceram às urnas.

    No sistema parlamentarista de Portugal, quem governa é o primeiro-ministro. O presidente, embora com poderes mais limitados, tem função bastante significativa.

    Ele pode, entre outras coisas, demitir o governo, dissolver a Assembleia de República e convocar eleições.

    Diante do cenário tumultuado do último pleito legislativo –em que os partidos de esquerda fizeram uma aliança pós-eleitoral para derrubar a coligação de centro-direita vencedora nas urnas–, a eleição de um novo presidente de direita fez com que alguns temessem um cenário de instabilidade política e eleições antecipadas.

    Rebelo de Sousa, no entanto, procurou mostrar-se mais independente da direita e afirmou que pretende dar condições de governabilidade ao primeiro-ministro.

    BRASIL

    O futuro presidente tem laços fortes com o Brasil. Seu pai viveu no país entre 1974 e 1992, e seu filho mais velho, Nuno Rebelo de Sousa, 42, vive em São Paulo desde 2010.

    O novo presidente assume em 9 de março um mandato de cinco anos, ao final do qual pode concorrer uma vez à reeleição.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024