• Mundo

    Friday, 26-Apr-2024 22:04:53 -03

    Ex-embaixador Rubens Barbosa cria instituto para discutir política externa

    DE SÃO PAULO

    24/02/2016 02h00

    Julio Bittencourt/Revista da Indústria
    O presidente do Coscex (Conselho Superior de Comércio Exterior) da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Rubens BarbosaJulio Bittencourt/Revista da Indústria
    O ex-embaixador em Washington Rubens Barbosa, que criou o Irice

    O ex-embaixador do Brasil em Washington Rubens Barbosa criou o Irice (Instituto de Relações Internacionais e Comércio Exterior), que pretende fomentar o debate de temas de relações exteriores.

    A ideia é que o instituto, por meio de parcerias, promova reuniões, seminários e estudos sobre temas bastante distintos, por exemplo política externa nacional, comércio exterior, inovação e internacionalização de empresas, meio ambiente, terrorismo e crises migratórias.

    "São Paulo, com todo o poderio que tem, não tem um 'think tank' nessa área de relações internacionais e comércio exterior", diz Barbosa, que vai presidir o centro.

    De acordo com ele, o instituto contará com um conselho consultivo que deve se reunir no final de março.

    Os trabalhos do centro deverão começar, de fato, no início do mês de abril.

    De acordo com o ex-embaixador, o instituto não terá fins lucrativos e terá independência de governos, de partidos e de grupos econômicos.

    "O Irice pretende disseminar uma visão objetiva dos desafios e oportunidades enfrentados pelo país e pelas empresas estabelecidas em sua região mais dinâmica e globalizada.

    Privilegiará os aspectos voltados aos interesses empresariais, governamentais e da sociedade paulista, na justa medida do seu potencial e de suas necessidades", segundo disse Barbosa em uma carta divulgada nesta segunda-feira (22).

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024