Alfredo Zuniga/AFP Photo | ||
Daniel Ortega acena para simpatizantes na celebração do 37º aniversário da Revolução Sandinista |
-
-
Mundo
Tuesday, 24-Dec-2024 13:29:17 -03Ortega escolhe a própria mulher para ser vice em sua chapa na Nicarágua
DE SÃO PAULO
03/08/2016 01h47
O presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, anunciou nesta terça-feira (2) que sua mulher e porta-voz, Rosario Murillo, será candidata a vice em sua chapa na busca pela reeleição, no pleito marcado para 6 de novembro.
No poder desde 2007, Ortega mudou a Constituição para garantir reeleição indefinida e, na semana passada, destituiu os 16 deputados da oposição no Congresso por meio de uma manobra jurídica.
Com esse movimento, a liderança do partido passou de Eduardo Montealegre, um político crítico de Ortega, para Pedro Reyes, alinhado ao governo. Desde então, Reyes tinha a tarefa de obter o apoio dos 16 deputados para o presidente. Como não conseguiu, acionou o Conselho e obteve a expulsão dos parlamentares por "desobediência" à liderança do partido.
Segundo o jornal local "El Confidencial", independente, esses deputados vinham denunciando arbitrariedades de Ortega e o que consideravam uma manipulação para que o presidente vença sem dificuldades a eleição, com um Congresso totalmente alinhado ao governo.
Devido a essas manobras, as demais legendas de oposição já haviam anunciado que não participarão das eleições.
Depois da decisão desta sexta (29), dirigentes da sigla opositora MRS, formada por dissidentes da Frente Sandinista e liderados pelo ex-vice-presidente e escritor Sergio Ramirez, lançaram um comunicado público dizendo que o Congresso foi "liquidado com a saída dos deputados opositores".
Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br
Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.brPublicidade -