Charles Platiau/Reuters | ||
Migrantes na área a nordeste do campo de refugiados chamada de 'selva de Calais', localizada na França |
-
-
Mundo
Monday, 23-Dec-2024 23:07:08 -03Reino Unido levantará muro em Calais para impedir entrada de refugiados
DIOGO BERCITO
EM LONDRES07/09/2016 12h37
O governo britânico anunciou que irá construir neste mês um muro na cidade francesa de Calais, impedindo a passagem de refugiados. A medida integra um pacote de segurança acordado entre França e Reino Unido de quase R$ 73 milhões.
O campo de Calais, cujos acampamentos são conhecidos como "selvas" pela precariedade das instalações, é um tema central no debate público desses dois países.
Houve nesta semana protestos da população pelo desmantelamento das tendas, e a França anunciou recentemente que irá fechar o lugar, apesar de não ter informado uma data precisa.
Editoria de Arte/Folhapress Organizações de defesa dos direitos humanos criticam o plano –citado na imprensa como "a grande muralha de Calais"–, afirmando que só fará com que refugiados encontrem outras maneiras de cruzar as barreiras.
O muro terá quatro metros de altura e será construído em ambos os lados de um trecho de um quilômetro de estrada. As obras devem ser finalizadas no fim do ano. Há, segundo a mídia britânica, planos de plantar canteiros ao redor para minimizar o seu impacto visual.
Refugiados vindos do Oriente Médio e do norte da África, fugindo de guerras e pobreza, vivem em Calais, de onde tentam periodicamente cruzar para o Reino Unido. Eles se infiltram, por exemplo, dentro de caminhões.
Migrantes usam pedras, carrinhos de compra e troncos de árvores para parar veículos e entrar neles, na tentativa de chegar ao porto. Houve acidentes no passado. Estima-se que 9.000 pessoas vivam nas "selvas" de Calais, apesar de a cifra oficial ser de 6.900 pessoas.
Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br
Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.brPublicidade -