• Mundo

    Thursday, 18-Apr-2024 10:13:23 -03

    Declaração de porta-voz sobre público na posse de Trump vira meme

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    22/01/2017 11h09

    Associated Press
    This pair of photos shows a view of the crowd on the National Mall at the inaugurations of President Barack Obama, above, on Jan. 20, 2009, and President Donald Trump, below, on Jan. 20, 2017. The photo above and the screengrab from video below were both shot shortly before noon from the top of the Washington Monument. (AP Photo) ORG XMIT: NYAJ501
    Fotos mostram o público no National Mall nas posses de Obama (acima), em 2009, e de Trump (abaixo)

    A acusação da Casa Branca, neste sábado (21), de que a mídia usou o enquadramento nas fotografias para diminuir o público que esteve na posse do presidente Donald Trump virou meme.

    Na incomum declaração, o porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer, criticou as fotos que mostravam grandes espaços vazios no National Mall durante a cerimônia de sexta-feira.

    "Esta foi a maior audiência em uma cerimônia de posse, ponto final. Pessoalmente e em todo o mundo", disse Spicer em uma breve declaração. "Essas tentativas de diminuir o entusiasmo com ela são vergonhosas e erradas".

    Nas redes sociais, internautas diziam que Spicer havia mentido "e ponto final".

    veja

    "Donald Trump inventou a internet"

    Veja

    "O presidente tem as maiores mãos que já existiram. Ponto final"

    O governo de Washington estima 1,8 milhão de pessoas na cerimônia de posse de Barack Obama em 2009, o que a torna a de maior público no Mall.

    Fotos aéreas mostraram que a multidão na posse de Trump foi menor do que a de 2009.

    A reclamação de Spicer foi seguida por grandes manifestações, convocadas por mulheres contra o presidente Trump, em várias partes dos Estados Unidos —sendo a principal delas em Washington.

    Spicer, que não respondeu a perguntas de repórteres, disse que o espaço para 720 mil pessoas estava cheio quando Trump fez seu juramento.

    O metrô de Washington afirmou que 193 mil usuários entraram no sistema por volta de 11h de sexta, e comparou o número com o horário da posse de Obama: 513 mil.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024