Xinhua | ||
Ex-primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert |
-
-
Mundo
Monday, 18-Nov-2024 00:46:42 -03Ex-primeiro-ministro israelense Ehud Olmert deixa a prisão
DA ASSOCIATED PRESS
02/07/2017 06h33
O ex-primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, 71, deixou hoje a prisão em Ramle, próximo de Tel Aviv, depois de cumprir pena de um ano e quatro meses. Ele teve a liberdade condicional concedida antes de completar a sentença de 27 meses por corrupção.
O porta-voz do Serviço Penitenciário, Assaf Librati, disse que Olmert foi levado pelo serviço de segurança de Israel para sua casa depois de deixar a prisão. Nos próximos meses, o ex-premiê deve fazer trabalho voluntário, se apresentar a polícia duas vezes ao mês e seguirá impedido de deixar o país assim como conceder entrevistas.
Olmert foi condenado em 2014 por aceitar subornos de promotores para promover um projeto imobiliário e por obstrução de Justiça, quando prefeito de Jerusalém antes de se tornar primeiro-ministro.
Em setembro de 2008, Olmert foi demitido do cargo de primeiro-ministro e nas eleições de fevereiro de 2009, foi substituído pelo atual premiê, Benjamin Netanyahu.
Teve papel de liderança na retirada de Israel da Faixa de Gaza em 2005 e nas negociações de paz com os palestinos, oferecendo a retirada israelense de grande parte da Cisjordânia ocupada. Tornou-se primeiro-ministro em janeiro de 2006, depois que o primeiro-ministro Ariel Sharon sofreu um acidente vascular cerebral. Olmert também travou guerra contra militantes no Líbano em 2006 e na Faixa de Gaza em 2008.
O ex-primeiro ministro está proibido de se candidatar a cargos públicos por sete anos.
No mês passado precisou receber tratamento em um hospital por apresentar dores no peito, mas os médicos descartaram um ataque cardíaco. Poucos dias antes, o Ministério da Justiça de Israel pediu à polícia que investigasse se Olmert cometeu uma "ofensa criminal" - um possível livro a respeito de problemas de segurança - enquanto preso. Seu advogado foi pego com um capítulo escrito sobre "operações secretas".
Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br
Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.brPublicidade -