• Mundo

    Wednesday, 24-Apr-2024 11:41:01 -03

    Em nota, PT reitera apoio a Maduro e defende legitimidade da Constituinte

    CATIA SEABRA
    DE SÃO PAULO

    22/09/2017 18h01

    Palácio de Miraflores - 19.set.2017/Reuters
    O líder venezuelano, Nicolás Maduro, participa de evento contra o imperialismo e os EUA em Caracas
    O líder venezuelano, Nicolás Maduro, participa de evento contra o imperialismo e os EUA em Caracas

    O PT divulgou nesta sexta-feira (22) uma nota em que defende a legitimidade da Assembleia Constituinte venezuelana.

    Convocada pelo líder Nicolás Maduro, a Constituinte tem amplos poderes. A oposição contestou o critério de votação, alegando que o modelo beneficiaria o chavismo, e boicotou a eleição.

    Nesta sexta-feira, após uma reunião exclusivamente destinada à situação da Venezuela, o PT decidiu fazer uma manifestação pública de apoio a Maduro.

    A defesa da Assembleia Constituinte encabeça a resolução divulgada após a reunião do diretório nacional petista, ocorrida em São Paulo.

    Segundo a nota, "a profunda crise que o Brasil vive não pode ser desvinculada dos graves conflitos que ocorrem no cenário continental e global".

    E, ainda segundo o documento, "a busca, pelos EUA e outras potências hegemônicas, de uma saída para a sua própria crise econômica, não resolvida desde 2007/08, se desdobra em uma crise de dominação política, com agressões que põem seriamente em risco a paz e a segurança dos povos".

    "Na América Latina, um dos mais graves aspectos da ofensiva conservadora é o ataque aberto do governo Trump à soberania da Venezuela, com a cumplicidade do governo Temer e outros governos subordinados, que se recusam a reconhecer a legitimidade de instituições democraticamente eleitas como a Assembleia Constituinte e o direito do povo venezuelano à autodeterminação. Em toda a América Latina os partidos progressistas e os movimentos populares lutam pelas mesmas causas: democracia, soberania e justiça social e não se deixam abater".

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024