• Mundo

    Thursday, 28-Mar-2024 15:17:15 -03

    Coreia do Norte

    EUA voltam a enviar bombardeiros a exercícios perto da Coreia do Norte

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    10/10/2017 23h47

    Peter Reft/AFP
    Bombardeiro B-1B é reabastecido perto da costa da Coreia do Norte
    Bombardeiro B-1B é reabastecido perto da costa da Coreia do Norte

    Os EUA voltaram a fazer uma demonstração de força nesta quarta-feira (11, noite de terça no Brasil) na península Coreana ao usar dois bombardeiros supersônicos nos exercícios militares com as forças sul-coreanas.

    A aplicação das aeronaves nos treinamentos é uma tática frequente do governo de Donald Trump contra o regime da Coreia do Norte, que considera as ações militares americanas com Seul uma preparação de guerra.

    Os aviões saíram de uma base em Guam. Membros do governo sul-coreano afirmam que eles participaram de duas simulações de ataques com mísseis —uma no mar do Japão (leste) e uma no mar do Leste da China (oeste).

    O exercício ocorreu horas depois que Trump se reuniu na Casa Branca com o secretário de Defesa, James Mattis, e o chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Joseph Dunford, para avaliar "opções" contra Kim.

    No sábado, o republicano declarou de forma enigmática que "apenas uma coisa funcionará" com Pyongyang, sem esclarecer o que seria. "Os acordos foram violados mesmo antes da tinta secar", disse, em um canal oficial.

    Antes da reunião com sua equipe de defesa, o presidente havia se reunido com o ex-secretário de Estado dos EUA Henry Kissinger, especialista em Ásia, a quem chama de "um grande amigo" que consultou nas eleições.

    O encontro aconteceu três semanas antes de uma viagem de Trump para o continente, de 3 a 14 de novembro. A previsão é que ele visite Japão, Coreia do Sul, China, Vietnã e Filipinas e participe das reuniões da Apec e da Asean.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024