• Mundo

    Friday, 19-Apr-2024 00:09:40 -03

    Candidato conservador é acusado de abuso sexual de adolescente nos EUA

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    09/11/2017 21h23

    Um republicano ultraconservador que concorre a uma vaga no Senado americano pelo Alabama (sul) foi acusado de abusar sexualmente de uma adolescente em 1979, informou nesta quinta (9) o jornal "The Washington Post".

    Roy Moore, 70, diz que as acusações são falsas e acusa a publicação de querer minar sua reputação antes da eleição, em 12 de dezembro. Membros do Partido Republicano já pediram sua renúncia se a denúncia for verdadeira.

    À publicação, Leigh Corfman, hoje com 53 anos, afirmou que viu Moore pela primeira vez enquanto esperava o fim da audiência em Etowah, no norte do Estado, que definiria sua guarda após a separação de seus pais.

    O hoje candidato tinha 32 anos e era assistente do promotor local. Ele foi responsável por cuidar da adolescente de 14 anos no julgamento. De acordo com a denunciante, foi nesta ocasião que Moore a convenceu de ir à casa dele.

    Ela disse que foi beijada no primeiro encontro e que, no segundo, ele tirou sua roupa à força e a fez tocar em seu pênis enquanto ele estava só de cueca. "Nunca tinha colocado as mãos no pênis de um homem", afirma a entrevistada.

    Corfman não denunciou o caso à polícia. Assim como hoje, as leis do Alabama determinam o limite mínimo de 16 anos para o consentimento sexual, de modo que seria crime. O delito, porém, prescreveria após o prazo de três anos.

    Além dela, outras três mulheres acusam o candidato de tê-las seduzido quando eram adolescentes entre 16 e 18 anos —nenhuma delas afirma ter sido vítima de violência sexual ou forçadas a terem relações com Moore.

    O republicano se casou cinco anos depois e está desde então com a mesma mulher, com quem teve quatro filhos. No mesmo período, ascendeu até se tornar presidente da Suprema Corte do Alabama, quando se tornou conhecido.

    Suas principais medidas foram impedir a retirada de uma estátua dos Dez Mandamentos da Bíblia da frente da sede do tribunal máximo do Estado e retardar a aprovação da união civil e do casamento homossexual nos últimos anos.

    A campanha chamou a reportagem de lixo e "uma perfeita definição de notícias falsas e difamação intencional". "Não é surpresa, em uma corrida eleitoral com efeitos nacionais, que o Partido Democrata e o jornal mais liberal do país façam uma armação como essa."

    Depois da publicação do texto, republicanos moderados, como os senadores Mitch McConnell e John McCain, pediram a renúncia de Moore. O presidente Donald Trump não havia se manifestado até a publicação deste texto.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024