• Mundo

    Thursday, 28-Mar-2024 11:37:04 -03

    Coreia do Norte

    Imagens mostram novo míssil norte-coreano, maior que antecessores

    DA REUTERS

    30/11/2017 11h47

    Korean Central News Agency/Korea News Service/Associated Press
    O lançamento do Hwasong-15, novo míssil norte-coreano
    O lançamento do Hwasong-15, novo míssil norte-coreano

    Imagens do teste de mais recente de um míssil norte-coreano divulgadas nesta quinta-feira (30) mostraram novos motores de foguete e um design maior.

    Isso provavelmente deixa Kim Jong-un mais perto de seu objetivo de lançar uma ogiva nuclear contra qualquer alvo do mundo, embora sem grande precisão, disseram analistas.

    A Coreia do Norte liberou dezenas de fotos e um vídeo depois do lançamento de quarta-feira do novo míssil Hwasong-15, que o líder norte-coreano Kim declarou ter "finalmente concretizado a grande causa histórica de completar a força nuclear estatal".

    Desde o lançamento de julho do Hwasong-14, seu primeiro míssil balístico intercontinental (ICBM, na sigla em inglês), analistas que estudam a Coreia do Norte vêm procurando sinais de que o país desenvolveu sistemas de orientação precisos, motores de foguete confiáveis e potentes e um veículo de reentrada capaz de proteger uma ogiva nuclear enquanto acelera rumo ao seu alvo.

    "A Coreia do Norte continua a buscar seu ICBM de uma forma metódica e pragmática, fazendo progresso em passos incrementais", disse Joseph Bermudez, do 38 North, um projeto de monitoramento da Coreia do Norte sediado em Washington

    Mas autoridades dos Estados Unidos observaram que Pyongyang não provou que ele conta com um sistema de orientação preciso para um ICBM ou um veículo de reentrada eficiente.

    O porta-voz do Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul, Roh Jae-cheon, alertou haver necessidade de mais análises para se determinar o desempenho completo do Hwasong-15, mas disse que seu vizinho do norte fez mudanças consideráveis desde o Hwasong-14.

    "Nossa análise inicial das fotos mostrou que houve diferenças claras entre o Hwasong-15 e o Hwasong-14 em termos da aparência da ogiva, da junção do primeiro e do segundo estágio do míssil e do tamanho geral", disse Roh em um informe à imprensa nesta quinta-feira.

    A Coreia do Norte disse que o novo míssil alcançou uma altitude de cerca de 4.475 quilômetros e percorreu 950 quilômetros durante seu voo de 53 minutos, mais alto e mais longe do que qualquer projétil norte-coreano, antes de cair no mar perto do Japão.

    Analistas dizem que a grande dimensão do míssil, aparente de imediato nas fotos, pode acomodar um sistema de propulsão mais potente.

    Luciano Veronezi/Editoria de Arte/Folhapress

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024