• Opinião

    Thursday, 28-Mar-2024 05:31:20 -03

    NATASHA SCHMITT CACCIA SALINAS E PAULO AUGUSTO FRANCO

    Um desastre sem fim

    05/11/2017 02h00

    Alexandre Rezende/Folhapress
    Mariana, MG, BRASIL, 02-12-2015, 10:30h. Imagens da comunidade de Bento Rodrigues tres semanas apôs o rompimento da barragem de rejeitos da Samarco que devastou a localidade. (Alexandre Rezende/Folhapress COTIDIANO) *** EXCLUSIVO FOLHA *** ORG XMIT: Alexandre Rezende
    Imagens da comunidade de Bento Rodrigues, três semanas apôs o rompimento da barragem

    Em 5 de novembro de 2015, a barragem do Fundão, controlada pela empresa Samarco, rompeu, provocando a liberação de milhões de metros cúbicos de rejeitos no vale do Rio Doce. O evento, reconhecido como o maior desastre socioambiental brasileiro, impactou a vida de indivíduos e grupos sociais localizados ao longo do trajeto da lama.

    Naquele momento, a sociedade brasileira se viu perplexa e mergulhada num mar de desconhecimento sobre as causas e os impactos do desastre. Percebeu-se, então, despreparada para reagir a ele de forma segura, ágil e planejada. Isso deixou um lastro de dúvidas e disputas sobre os modelos de desenvolvimento praticados no Brasil.

    Dois anos após o rompimento da barragem, os danos socioeconômicos e ambientais permanecem não mensurados e incompreendidos, produzindo tensões entre os principais atores envolvidos.

    O exemplo de Mariana revela a necessidade de uma política de gestão de desastres que garanta efetiva participação das comunidades direta e indiretamente afetadas. É preciso também que se confira ao Estado papel mais importante na implementação dessa política, tal como o ocorrido no emblemático caso do acidente da British Petroleum no Golfo do México em 2010.

    Pouco depois do desastre, o governo brasileiro celebrou acordo com a Samarco obrigando-a a transferir recursos a uma entidade –a Fundação Renova– para desenhar e executar ações de reparação e compensação ambiental. Cabe à Renova, por exemplo, indenizar os indivíduos que perderam suas moradias e bens no desastre.

    A Fundação Renova foi fundada e é mantida pela Samarco. Embora suas ações estejam sob a supervisão de um comitê instituído pelo poder público, esta entidade possui inegável autonomia na gestão dos danos provocados pelo desastre.

    No limite, havendo discordância entre a fundação, os atingidos e o Estado sobre o melhor curso a ser adotado em uma ação reparatória, a Renova não está obrigada a agir e, portanto, gastar os recursos de sua mantenedora, até que o Poder Judiciário dê a palavra final. E, enquanto pendente a manifestação da Justiça, o Estado e a população atingida não disporão de meios para forçar a Renova a agir.

    Em um cenário de potenciais conflitos e assimetria de informações entre empresa, fundação, Estado e atingidos, chama a atenção o fato de que ainda sejam falhos os mecanismos de gestão do desastre.

    Isso deixa questões abertas e urgentes como, por exemplo, a reestruturação das economias localizadas no rio Doce e também a própria reconstrução das estruturas físicas e sociais afetadas, como é o caso da comunidade de Bento Rodrigues.

    O caso de Mariana faz repensar as estruturas de governança do modelo de desenvolvimento econômico que seguimos.

    Expõe, também, os limites e inconsistências nos projetos de Estado, sociedade e desenvolvimento que sustentamos.

    NATASHA SCHMITT CACCIA SALINAS e PAULO AUGUSTO FRANCO são professores da FGV Direito Rio e coautores do livro "Depois da Lama: Mariana e as Consequências de um Desastre Construído"

    PARTICIPAÇÃO

    Para colaborar, basta enviar e-mail para debates@grupofolha.com.br

    Os artigos publicados com assinatura não traduzem a opinião do jornal. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024