• Painel do Leitor

    Thursday, 25-Apr-2024 18:14:15 -03

    Ex-presidente do Flamengo, Marcio Braga critica colunas de Juca Kfouri

    MARCIO BRAGA
    DO RIO DE JANEIRO, RJ

    23/10/2015 17h12

    Leio sempre o caderno "Esporte" da Folha, principalmente pelos textos brilhantes do Tostão e do PVC.

    Episodicamente, passo os olhos na coluna do ex-Juca Kfouri, que nem de longe lembra mais o jornalista cuja carreira acompanho desde o início. A idade chega para todos, uns ficam mais sábios. Outros, gagás.

    As ofensas covardes do ex-Juca desmerecem o jornalismo sério e informativo que notabilizam a Folha.

    Tenho 80 anos. Sou o decano do Colégio Notarial Brasileiro, fui Constituinte, secretário nacional de Esporte, deputado federal e seis vezes presidente do Flamengo. Em 2009, terminei meu último mandato com o hexacampeonato brasileiro, o penta tricampeonato Estadual e o Flamengo como a marca mais valiosa do futebol brasileiro.

    Se hoje acompanho as questões rubro-negras, com a certeza de que o Flamengo está no rumo certo, e sou convidado a participar de todos os grupos do clube é porque reconhecem meu trabalho. Quero registrar que sempre tive a colaboração de vários companheiros, dentre os quais, destaco, Pedro Trengrouse, meu braço-direito, imprescindível para os bons resultados alcançados.

    Se, naquela época, o Pedro dizia que era meu amigo, hoje muito me honra dizer que sou amigo dele. Sua cruzada por democracia e transparência no esporte vem norteando debates no Brasil e no mundo, inspirando discussões na Fifa, no Congresso Nacional e em movimentos como o Bom Senso.

    Professor da Escola de Direito da FGV (Fundação Getulio Vargas), professor visitante em Harvard, consultor da ONU (Organização das Nações Unidas), membro do IAB (Instituto dos Advogados do Brasil), membro da Comissão de Estudos Jurídicos do CNE (Conselho Nacional do Esporte), membro do conselho da Associação Cultural da Arquidiocese do Rio de Janeiro, membro do conselho da ABBR (Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação), membro do conselho de Esportes da Associação Comercial do Rio de Janeiro, formado no Fifa Master, melhor pós-graduação em esporte do mundo, Pedro Trengrouse é uma das mentes mais brilhantes e preparadas do futebol brasileiro.

    Diante desses currículos, ainda que resumidos, quem é mesmo Juca Kfouri?

    *

    PARTICIPAÇÃO

    Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024