O candidato Aidan Ravin (PTB) surpreendeu e venceu Vanderlei Siraque (PT) depois de 12 anos de administrações petistas em Santo André (Grande São Paulo). Com 100% dos votos apurados neste segundo turno, Aidan recebeu 55,03% dos votos válidos contra 44,97% de Siraque.
Aidan encerra 12 anos de administrações petistas. O atual prefeito, João Avamileno, foi reeleito em 2004. Ele era vice do prefeito Celso Daniel (PT), assassinado em janeiro de 2002, que administrava a cidade desde 1997.
No primeiro turno, Siraque teve 48% dos votos contra 21% de Aidan. Durante a campanha, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou um comício de apoio à candidatura.
Rivaldo Gomes/Folha Imagem |
Petebista Aidan Ravin (PTB) comemora vitória sobre o PT de Vanderlei Siraque nas eleições |
Médico e vereador, Aidan Ravin, 47, é funcionário público concursado de Santo André e tem atuado como médico no pronto socorro da vila Luzita.
Ravin é casado e pai de dois filhos e foi entre 1987 a 1991 médico e dono do pronto-socorro do hospital da zona Leste da capital.
O petebista tem forte presença junto às igrejas da região, onde realiza palestras sobre saúde em comunidades católicas, espíritas e evangélicas.
Na chapa de Aidan, a vice-prefeita Dinah Zekcer é formada em Direito e Pedagogia e fundadora da Fefisa (Faculdades Integradas de Santo André). Atualmente exerce o quarto mandato consecutivo como vereadora pelo PTB.
O petista Siraque liderou quase todas as pesquisas desde o primeiro turno. Eleito por três vezes o deputado estadual mais votado de Santo André, ex-presidente da Câmara de Santo André, Siraque foi um dos fundadores do PT e da CUT (Central Única dos Trabalhadores).