• Poder

    Thursday, 25-Apr-2024 21:25:39 -03

    PF de Alagoas vai encaminhar relatório da Operação Taturana ao STJ

    da Folha Online

    11/11/2008 12h10

    A Polícia Federal em Alagoas afirmou que o relatório final sobre a Operação Taturana será protocolado no STJ (Superior Tribunal de Justiça) na sexta-feira.

    A operação desmontou um suposto esquema de desvio de verbas por meio de concessão de empréstimos particulares pagos com dinheiro público na Assembléia Legislativa do Estado.

    De acordo com a investigação da PF, as fraudes causaram prejuízos aos cofres públicos federais calculados em cerca de R$ 280 milhões. O relatório denuncia ao menos 14 deputados estaduais.

    A operação foi deflagrada em 2007 pela Polícia Federal, Receita Federal e Ministério Público Federal para o combate à sonegação fiscal, à obtenção fraudulenta de financiamentos bancários e à lavagem de dinheiro.

    As investigações detectaram um esquema de corrupção na Assembléia Legislativa de Alagoas que envolvia, inclusive, a presidência e a Mesa Diretora da Casa.

    O esquema consistia em obtenção de empréstimos em bancos privados, com a utilização de laranjas. Os financiamentos eram pagos com cheque da Assembléia com recursos destinados à verba de gabinete, por meio da apresentação de notas fiscais frias.

    Com Agência Folha

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024