• Poder

    Thursday, 25-Apr-2024 07:28:55 -03

    Em Manaus, príncipe Charles diz que vai defender criação de fundo de apoio às florestas

    KÁTIA BRASIL
    da Agência Folha, em Manaus

    13/03/2009 21h00

    Em visita a Manaus (AM) nesta sexta-feira, o príncipe Charles, herdeiro do trono britânico, posou para fotos ao lado de índios e cumprimentou com um aperto de mãos garis da prefeitura.

    Sua mulher, Camilla Parker Bowles, recebeu flores de uma menina de quatro anos, no Palácio Rio Negro, antiga sede do governo do Amazonas. O palácio sediou o encontro do príncipe de Gales com quatro governadores de Estados da Amazônia Legal.

    Veja galeria de imagens da visita de Charles ao Brasil

    Na reunião, de pouco mais de meia hora, os governadores trocaram informações com Charles sobre desenvolvimento sustentável e mudanças climáticas. Ele recebeu do governador Eduardo Braga (PMDB-AM) o diploma do prêmio "Amigo da Floresta e do Clima".

    No encontro, não houve discursos do príncipe ou entrevistas. Segundo Braga, o príncipe de Gales afirmou que na próxima reunião do G-20, que acontece em abril, em Londres, buscará o compromisso dos países que compõem o grupo para instituir um fundo governamental de apoio às florestas preservadas. Além de Braga, estiveram no encontro os governadores Blairo Maggi (PR-MT), José de Anchieta Júnior (PSDB-RR) e Marcelo Miranda (PMDB-TO).

    O príncipe de Gales esteve pela primeira vez em Manaus em 1978. Hoje, conheceu a periferia da cidade. Acompanhado de Camilla, visitou a Oficina Escola de Lutheria da Amazônia, onde 10 mil crianças e adolescentes aprenderam a construir instrumentos de corda com madeira certificada.

    Na mesma região, Charles conheceu o projeto da ONG Instituto de Permacultura da Amazônia. Recebeu de líderes indígenas uma carta com denúncias de desmatamento na floresta. Hoje, Charles viaja para Santarém (PA) e Camilla Bowles conhece o encontro dos rios Negro e Solimões.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024