• Poder

    Thursday, 25-Apr-2024 20:27:13 -03

    Dilma vai a Belém acompanhar Círio de Nazaré

    da Folha Online

    09/10/2009 16h06

    A ministra da Casa Civil e pré-candidata do PT à Presidência da República em 2010, Dilma Rousseff, vai para Belém (PA) acompanhar o Círio de Nazaré, maior manifestação religiosa do país.

    Segundo a assessoria da ministra, Dilma chega amanhã à tarde na capital do Pará e, à noite, participa de um jantar do PT com lideranças do partido. Ainda no sábado, ela visita a Catedral da Sé.

    No domingo, ela vai acompanhar a procissão da imagem de Nossa Senhora de Nazaré pelas ruas de Belém (PA) da CDP (Companhia Docas do Pará). O desfile da santa é o ponto alto da programação da Festa do Círio de Nazaré.

    Considerada patrimônio imaterial cultural do Brasil, a festa é tão importante quanto o Natal para os paraenses. Da Catedral da Sé, a imagem da santa percorre até a Basílica de Nazaré.

    Dilma tem participado de eventos religiosos. Na segunda-feira, esteve em culto da Assembleia de Deus em São Paulo e há cerca de um mês participou de um evento em Brasília que contou com a participação de representantes das principais igrejas evangélicas do país.

    Em março, ela esteve na missa do padre Marcelo e hoje participou de missa em uma famosa igreja da Bahia, a de Nosso Senhor do Bonfim.

    História

    A devoção a Nossa Senhora de Nazaré teve início em Portugal. A imagem original da pertencia ao Mosteiro de Caulina, na Espanha, e teria saído da cidade de Nazaré, em Israel, no ano de 361, tendo sido esculpida por São José.

    No Pará, em 1700, às margens do Igarapé Murutucu (onde hoje se encontra a Basílica Santuário de Nazaré), o caboclo Plácido José de Souza encontrou uma pequena imagem da santa, que passou a ser reverenciada. Em 1792, foi autorizada pelo Vaticano a realização da primeira procissão oficial, em Belém, em homenagem à Virgem de Nazaré.

    O Círio de Nossa Senhora de Nazaré acontece em Belém desde o dia 8 de setembro de 1793, quando ainda era realizado nas tardes de quarta-feira. De lá pra cá, são mais de 200 anos de devoção e homenagens à padroeira dos paraenses.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024