O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou na manhã desta quarta-feira a Base Naval de Aratu, em Salvador, onde passou os últimos seis dias de férias. Por lá, o presidente esteve acompanhado da primeira-dama, Marisa Letícia, e de familiares. Segundo interlocutores, o presidente, que não tem agenda oficial até o dia 11, vai para São Paulo.
A expectativa é de que ele se hospede na Base Naval de Guarujá, litoral paulista, ou fique em sua residência em São Bernardo do Campo.
Segundo reportagem da Folha, durante a passagem pela Base de Aratu, o presidente chegou a ir à praia de Inema --área privativa da Marinha em Salvador. De acordo com a reportagem, Lula apareceu na praia às 10h50 (no horário de Brasília) e tomou banho de mar por cerca de 30 minutos.
Na sequência, descansou em um toldo, ao lado da primeira-dama, que ficou sentada conversando com duas pessoas enquanto o presidente se banhava. Eles estavam acompanhados do general Gonçalves Dias, responsável pela segurança do presidente.
Lula e os familiares passaram a maior parte do tempo sentados sob uma amendoeira que faz sombra em parte do gramado da Base Naval de Aratu, localizada a 40 km do centro de Salvador.
Mesmo chovendo insistentemente na região, Lula decidiu tomar outro banho de mar, onde ficou por mais 15 minutos. Ele tomou uma ducha e depois foi embora carregando uma caixa de isopor na cabeça e no ombro. Esta foi a sexta visita de Lula à Bahia nos últimos 12 meses.
Esplanada
Além do presidente Lula, vários ministros tiraram a primeira semana de janeiro de férias antes de retornarem ao trabalho em 2010. A maioria recomeça suas atividades na segunda-feira, como os ministros Guido Mantega (Fazenda), Paulo Bernardo (Planejamento) e Franklin Martins (Comunicação Social).
Alguns ministros tiraram os primeiros dias de 2010 de folga, mas voltam ao trabalho ainda esta semana --como o ministro Orlando Silva (Esportes) e Reinholds Stephanes (Agricultura).
A ausência da maioria dos ministros esvaziou a Esplanada dos Ministérios. Assim como o Executivo, que está parcialmente de férias, as atividades no Legislativo e no Judiciário serão retomadas somente em fevereiro.