• Poder

    Saturday, 20-Apr-2024 09:27:39 -03

    Deputado Wilson Lima pede afastamento da Câmara para assumir governo do DF

    MÁRCIO FALCÃO
    da Folha Online, em Brasília

    23/02/2010 18h35

    O presidente da Câmara do Distrito Federal, deputado Wilson Lima (PR), encaminhou nesta -feira ofício à Mesa Diretora da Casa comunicando seu afastamento do Legislativo para assumir o governo local após a renúncia de Paulo Octávio (sem partido).

    Leia a íntegra da carta de renúncia de Paulo Octávio
    Saiba mais sobre Wilson Lima, o novo governador interino do DF
    Pressionado, Paulo Octávio pede desfiliação do DEM
    Deputado Wilson Lima assume governo interino do DF
    Entenda as denúncias contra o governo do DF

    Paulo Octávio havia assumido o governo do DF após a prisão do governador licenciado José Roberto Arruda (sem partido), mas resolveu renunciar já que estava sem apoio político e com o nome envolvido no escândalo que atinge o DF.

    O distrital justificou no ofício que a decisão de afastamento foi tomada com base na Lei Orgânica do DF, que determina que o presidente da Câmara assuma o governo na ausência do governador e do vice.

    Lima nasceu em 1953, em Ceres (GO). Casado com Márcia Lima, tem quatro filhos. Desde os 15 anos, mora na cidade de Gama. O distrital está no terceiro mandato e, em 2006, foi reeleito com 8.983 votos.

    Ele foi seminarista na década de 1960 e estudou música na UnB (Universidade de Brasília), segundo sua página na internet. O distrital costuma contar que trabalha desde a adolescência e já vendeu picolés, foi frentista, mecânico, lanterneiro, pintor, balconista e cobrador de ônibus.

    Na década 1970, o pai abriu um mercado em Gama, que virou a rede de supermercados Organizações Lima. Sua atuação política começou na Associação dos Supermercados de Brasília.

    O deputado foi eleito pela primeira vez em 1998 pelo PSD. No governo Joaquim Roriz (PSC), Lima ocupou a subsecretaria de Alimentação e Promoção Social da Secretaria de Solidariedade em 2002. Além do PSD e PR, o distrital já foi filiado ao PTB, PMDB e Prona. O deputado conseguiu aprovar 39 projetos de lei nos três mandatos.

    No dia 2 de fevereiro, com a saída de Leonardo Prudente (sem partido), Lima foi eleito presidente da Câmara Distrital por 15 votos. O deputado ocupava a Primeira Secretaria. É chamado de ursinho pelos colegas, por ser fofinho, segundo ele.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024