• Poder

    Friday, 29-Mar-2024 12:37:36 -03

    Sem fazendeiros, produção de arroz na Raposa/Serra do Sol retrocede a patamar de oito anos atrás

    FELIPE BÄCHTOLD
    da Agência Folha

    05/05/2010 16h53

    Um ano após a retirada total de proprietários rurais da terra indígena Raposa/Serra do Sol, em Roraima, a produção de arroz no Estado retrocedeu ao nível de oito anos atrás, de acordo com a Conab (órgão ligado ao Ministério da Agricultura).

    Com o menor PIB do país, o Estado tinha no cultivo de arroz uma das três principais atividades econômicas privadas.

    Ricardo Stuckert/PR
    Em reserva, Lula defende crescimento de Roraima mas sem tirar direito dos índios
    Em reserva, Lula defende crescimento de Roraima mas sem tirar direito dos índios

    Um grupo de arrozeiros que permanecia dentro da área indígena liderou protestos contra a demarcação contínua da terra e foi defendido pelo governo estadual no Supremo Tribunal Federal. A Justiça, porém, determinou a retirada completa --que completou um ano no começo do mês-- dos não índios da região.

    Além da queda na produção de arroz, que passou de 127 mil toneladas na safra 2007/08 para 82 mil na atual, a terra indígena também convive com garimpos ilegais mantidos por índios e não índios.

    Sem os arrozais, os indígenas sobrevivem com lavouras de subsistência, criação de gado e com programas sociais, de acordo com o CIR (Conselho Indígena de Roraima).

    Os arrozeiros dizem que a área plantada encolheu pela metade e que as lavouras dentro da terra foram abandonadas. Como alternativa, os fazendeiros passaram a arrendar terrenos em outras regiões do Estado e reclamam que isso encareceu a produção.

    O líder da categoria, Nelson Itikawa, diz que os não índios que trabalhavam nos arrozais estão sobrevivendo com bicos.

    Para o governo de Roraima, a perda econômica foi "um baque". "Lá a gente tinha produtividade muito alta. Outras áreas, até chegarem a isso, vão demorar", diz o secretário do Planejamento, Haroldo Amoras.

    Como forma de compensar Roraima, a União transferiu, em 2009, a posse de 6 milhões de hectares para o Estado.

    Paulo César Quartiero, famoso por liderar protestos contra a terra indígena, diz que Roraima se tornou um Estado "sem produção, que vive de contracheque de Brasília".

    Sem produzir há um ano, o fazendeiro afirma que suas máquinas estão estragando. Ele diz ter demitido quase todos seus 200 funcionários e comprou terras no Pará, onde pretende voltar a plantar arroz.

    Garimpos

    Em operação em outubro de 2009, a Polícia Federal reprimiu uma série de garimpos ilegais instalados na Raposa. Para o superintendente da PF no Estado, Herbert Gasparini, "fatalmente" os garimpeiros se rearticulam e começam a prática.

    De acordo com a polícia, os não índios se "consorciam" com indígenas nas ações.
    Na semana passada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou a Raposa/Serra do Sol em comemoração ao Dia do Índio. Na ocasião, disse que o Estado tem "tanta terra ainda sem produzir" e "alguns queriam exatamente a terra" dos índios.

    Falou que o governo federal quer que o Estado se desenvolva "sem tirar o direito de o índio viver tal como ele queira". "Os índios estão muito felizes com a demarcação da Raposa."

    A Funai (Fundação Nacional do Índio) diz que depositou em juízo as indenizações devidas por benfeitorias construídas por fazendeiros na terra indígena. Mas afirma que Quartiero e Itikawa destruíram as instalações antes de abandonar a área e que, por isso, não têm direito aos benefícios.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024