• Poder

    Friday, 26-Apr-2024 04:36:53 -03

    Ilustríssima reúne ciência e cultura sem jargão

    DE SÃO PAULO

    22/05/2010 16h00

    A Ilustríssima é o novo caderno dominical da Folha dedicado à cultura, à ciência e a reportagens ensaísticas. A partir deste domingo, ele substitui o Mais!, que circulou ao longo de 18 anos.

    Pretende se destacar pela narrativa de alta qualidade e desprovida de jargões acadêmicos, que torne fluente e prazerosa a leitura de textos de maior fôlego.

    É o caso da reportagem de capa do número inicial, um relato extenso e aprofundado sobre a expansão do consumo de crack pelo país, produzida pelos repórteres especiais Laura Capriglione e Mario Cesar Carvalho.

    Textos de ficção, poesia, dramaturgia, ensaios, cartum e quadrinhos também vão compor o cardápio semanal do caderno.

    Na área de ciência, o repórter especial Marcelo Leite fará resenhas e reportagens.

    EXPERIMENTAÇÃO

    O novo suplemento cultural será também um espaço de experimentação visual. Contará com a participação de artistas plásticos, especialmente convidados.

    O artista J. Miguel faz a xilogravura para a reportagem de capa. E Marina Rheingantz, destaque da nova geração de pintores brasileiros, ilustra a contracapa e páginas internas do caderno.

    A cada semana a Ilustríssima trará na sua contracapa um texto inédito de prosa, poesia ou dramaturgia. Como o de hoje, um poema em prosa publicado pela primeira vez no Brasil do escritor russo Ivan Turguêniev (1818-1883), um dos maiores autores do século 19.

    A Ilustríssima terá três outras seções semanais. Uma delas, na página 2, é a "Ilustríssima Semana", com indicações de livros, filmes, exposições, entre outros campos da cultura.

    A seção "Arquivo Aberto", que estreia com um depoimento da escritora Lygia Fagundes Telles, trará toda semana um relato de um grande artista, cientista ou intelectual, produzido a partir de uma peça de seu arquivo pessoal, como fotos, documentos, recortes etc.

    Em "Diário de...", um autor estrangeiro ou brasileiro escreve a respeito da vida artística e intelectual de uma dentre dez cidades culturalmente importantes no mundo (Buenos Aires, Rio de Janeiro, Nova York, Los Angeles, Lisboa, Londres, Paris, Berlim, Pequim e Tóquio).
    A Ilustríssima é editada pelo jornalista e tradutor Paulo Werneck, 32, que já trabalhou na Companhia das Letras e na Cosac Naify. A jornalista Izabela Moi é a editora-assistente do caderno. O projeto gráfico foi feito pelas designers Renata Buono e Laura Salaberry.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024