Um grupo de humoristas irá se reunir nesta terça-feira com o ministra Juca Ferreira (Cultura) para entregar um abaixo-assinado contra a legislação que proíbe programas de humor de fazerem piadas com os candidatos.
Os humoristas Danilo Gentilli, Fabio Porchat e Paulo Carvalho irão discutir com o ministro sobre a resolução do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o que pode significar um projeto do governo para mudar a lei eleitoral.
O abaixo-assinado foi feito no protesto "Humor sem Censura" com cerca de 500 pessoas, que aconteceu no dia 22 deste mês em Copacabana, no Rio de Janeiro.
Acompanhe a Folha Poder no Twitter
Conheça nossa página no Facebook
Na quinta-feira, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Carlos Ayres Britto suspendeu essa resolução.
Sem ainda julgar o mérito do caso, que só pode ser analisado pelo plenário, Ayres Britto afirmou que o impedimento fere o princípio constitucional da liberdade de expressão e cria impedimentos "a priori" aos programas, algo que já foi debatido e vetado pelo próprio tribunal.
A pedido da Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), o ministro suspendeu parte do artigo 45 da Lei das Eleições (9.504 de 1997) que veda, a partir de 1º de julho de ano eleitoral, "trucagem, montagem ou outro recurso de áudio ou vídeo que, de qualquer forma, degradem ou ridicularizem candidato, partido ou coligação".
A Abert pede que o Supremo declare que essa parte da legislação é inconstitucional. O julgamento final ainda não tem data para acontecer.