• Poder

    Thursday, 28-Mar-2024 18:23:53 -03

    Após apoio de Maluf, Erundina desiste de ser vice de Haddad

    CATIA SEABRA
    DE BRASÍLIA
    BERNARDO MELLO FRANCO
    DE SÃO PAULO

    19/06/2012 17h40

    A deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP) desistiu nesta terça-feira de ser vice na chapa do petista Fernando Haddad à Prefeitura de São Paulo. A desistência acontece após a candidatura receber o apoio do PP do deputado Paulo Maluf (SP), adversário histórico dos petistas.

    Haddad, que participava de evento de sua pré-campanha, também confirmou a desistência de sua vice e disse ter sido informado pelo presidente do PSB, Eduardo Campos (PE). Ele afirmou que, apesar da desistência de Erundina, os partidos continuarão coligados. "O PSB estará conosco em qualquer hipótese. O Eduardo Campos disse que em qualquer hipótese estará conosco."

    Apoio de Maluf é 'assunto interno do PT', diz Alckmin
    Instituto Lula não publica foto de ex-presidente com Maluf
    Haddad diz que crítica de Erundina a apoio de Maluf é compreensível
    Maluf afirma que fez aliança com PT por 'amor a São Paulo'

    O PSB vai deixar a escolha de um novo vice nas mãos de Haddad, segundo afirmou Roberto Amaral, vice-presidente do PSB. E "não necessariamente tem de ser do PSB"."Aceitamos a retirada da candidatura da companheira Erundina. Liberamos o PT para a escolha do vice".

    Ainda segundo Amaral, Erundina alegou, durante a reunião com a cúpula do PSB, que essa não era apenas uma questão de compor uma chapa, mas por todo o "simbolismo" que essa aliança representa.

    Fabio Braga - 16.jun.2012/Folhapress
    Fernando Haddad e Luiza Erundina em evento em que PSB anunciou apoio ao petista
    Fernando Haddad e Luiza Erundina em evento em que PSB anunciou apoio ao petista

    O desconforto de Erundina com o apoio de Maluf foi evidenciado ontem em entrevistas aos sites da revista "Veja" e do jornal "O Globo". "Meu partido tem outros a indicar. Eu pessoalmente não vou aceitar. Vou rever minha posição", afirmou ela à "Veja". "Não preciso ser vice para fazer política."

    Ao "Globo", a deputada disse: "É uma situação muito constrangedora. Tenho que rever essa situação. Vou conversar com o meu partido. Meu partido tem outros nomes, não tem problema nenhum. Mas eu não aceito."

    Erundina, segundo petistas, ficou contrariada com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na casa de Maluf para a costura do acordo. Lula não foi ao ato que selou a participação de Erundina na chapa, na semana passada.

    A aliança com o PP foi fechada ontem na casa de Maluf, no Jardim Europa, com a presença do ex-presidente e do presidente do PT, Rui Falcão, além de malufistas históricos, como o vereador Wadih Mutran (PP).

    Rodrigo Coca - 18.jun.2012/Fotoarena/Folhapress
    Maluf (à dir.) com Haddad e Lula em sua casa em evento para selar aliança com PT
    Maluf (à dir.) com Haddad e Lula em sua casa em evento para selar aliança com PT

    Colaborou MÁRCIO FALCÃO, de Brasília

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024