• Poder

    Thursday, 28-Mar-2024 12:33:08 -03

    Município de Chuí tem maior número de sem religião do país

    FELIPE BÄCHTOLD
    DE PORTO ALEGRE

    15/07/2012 07h00

    Chuí, município gaúcho famoso por estar no ponto mais ao sul do Brasil, começa a atrair atenção por um outro título: o de cidade menos religiosa do país.

    Resultados do Censo 2010 divulgados em junho mostram que 54% da população da localidade declarou não ter religião. A média nacional é de 8%.

    'Brasil se renderá aos pés de Jesus', diz apóstolo da Renascer em marcha
    Católicos passam de 93,1% para 64,6% da população em 50 anos
    Piauí é o Estado mais católico; Rondônia, o mais evangélico

    As razões para esse fenômeno intrigam pesquisadores. A principal hipótese é a influência de uruguaios que moram na cidade. No país vizinho, 17% dos habitantes são ateus ou agnósticos.

    O município gaúcho, de 6.000 moradores, é separado apenas por uma rua da uruguaia Chuy. Também tem uma forte presença de famílias de origem árabe, que administram casas de comércio da fronteira. No Censo de 2000, o índice de não religiosos lá era de 38,5%.

    O padre Gil Raul Pereira, 46, que trabalhou na cidade nos anos 1990, afirma que a tendência já era conhecida pela igreja.

    "Era bastante difícil. A comunidade [católica] no Chuí sempre foi de 20 ou 30 pessoas, no máximo", diz.

    Para o pastor Nelson Martins, da Assembleia de Deus, a quantidade de estrangeiros dificulta a pregação.

    "Várias igrejas já tentaram se estabelecer ali para pregar o evangelho e saíram. Não sei bem como explicar esse mistério." Ele trabalhou na localidade na década passada.

    URUGUAI

    O funcionário da prefeitura Fadel Ali, 42, afirma que é nítida a diferença de cultura entre brasileiros e uruguaios, "descrentes". "Eles não são apegados à religião. Para mim explica esse número", diz ele, que é espírita.

    Outras cidades gaúchas grudadas a municípios uruguaios também têm populações "sem religião" maiores do que a média nacional. Na maior delas, Santana do Livramento, de 82 mil habitantes, o índice é de 16%.

    O sociólogo Ricardo Mariano, da PUC do Rio Grande do Sul, diz que o Uruguai é "disparado o país mais secularizado" da região. "Comparado com a América Latina, destoa completamente. Pode ter um impacto ali, dependendo da convivência."

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024