• Poder

    Thursday, 18-Apr-2024 23:01:57 -03

    Vera Magalhães: Vamos falar de São Paulo?

    DE SÃO PAULO

    26/09/2012 03h15

    O mantra de Celso Russomanno na campanha, sempre que confrontado sobre religião, alianças políticas, mudança de partido e sua atuação na Câmara é: "Vamos falar de São Paulo?" Tem sido assim em entrevistas, sabatinas e debates.

    OK, vamos então falar sobre as propostas do líder nas pesquisas para a cidade. Isso ficou mais fácil nesta semana, quando, a menos de três semanas do primeiro turno, o candidato encadernou como Plano de Governo propostas de seu site.

    Trata-se de um livreto de 50 páginas e dez capítulos, no qual sobram propostas genéricas, mas não há um só número concreto --de novos CEUs, unidades de saúde, corredores de ônibus, unidades habitacionais-- e nenhuma cifra a ampará-las. Também não aparecem nomes de técnicos que tenham ajudado a "formular" a plataforma, algo importante para se saber quem é a equipe a cercar o candidato.

    Mesmo as bandeiras mais polêmicas que Russomanno defende na TV --e que passaram a ser alvo de questionamento dos demais candidatos, que evitavam confrontá-lo-- aparecem de forma mais tímida, menos bravateira no texto do PRB.

    O propalado aumento de 3.000 para 20.000 homens na Guarda Civil Metropolitana --que Russomanno arriscou dizer que custaria R$ 600 milhões ao ano no debate da TV Gazeta-- aparece no capítulo 8, mas sem contingente nem valores.

    A internet rápida sem fio em toda a cidade, promessa repetida à exaustão pelo candidato, tem uma diferença básica no papel: a palavra-mágica "grátis" desaparece.

    Em entrevista recente, Russomanno prometeu corredores de ônibus "inteligentes", e disse que o número de vias desse tipo e a localização constariam do plano. Nada feito: só aparece o slogan de "ônibus com piso baixo" e ar-condicionado.

    A proposta mais controversa do candidato, no entanto, está consignada: o passageiro de ônibus vai mesmo pagar mais quanto maior for o percurso utilizado. Indagado se isso não iria onerar os mais pobres, que moram longe do trabalho, Russomanno saiu-se no debate com uma explicação sobre verificação biométrica do trecho percorrido. Mas isso não aparece no livrinho.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024