• Poder

    Friday, 10-May-2024 04:00:49 -03

    Encenação relembra visita de Roosevelt a Natal 70 anos depois

    FÁBIO GUIBU
    DE RECIFE

    26/01/2013 15h29

    Uma encenação seguida de carreata comemorou na manhã deste sábado, em Natal, os 70 anos do encontro histórico entre Franklin Roosevelt e Getúlio Vargas durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

    O então presidente dos Estados Unidos encontrou-se com Vargas no dia 28 de janeiro de 1943, na capital do Rio Grande do Norte. Os dois chefes de Estado almoçaram juntos e definiram a participação de tropas do Brasil na guerra.

    Cerca de 200 pessoas acompanharam a encenação neste sábado, e 25 veículos participaram da carreata, segundo os organizadores.

    Integrantes da Fundação Rampa, instituição dedicada à memória da aviação em Natal, simularam a passagem dos líderes na antiga base da marinha americana da capital potiguar --hoje conhecida por Rampa.

    Divulgação/Fundação Rampa
    Participantes de carreata encenam foto de encontro entre Roosevelt e Vargas, em 1943
    Participantes de carreata encenam foto de encontro entre Roosevelt e Vargas, em 1943

    Vestidos com roupas semelhantes às que os presidentes usavam no dia, atores repetiram a imagem imortalizada em uma fotografia feita no local, que mostra Roosevelt e Vargas conversando e rindo em um Jeep.

    Em seguida, o grupo realizou uma carreata de 14 quilômetros em parte do trecho percorrido pelas comitivas americana e brasileira. Essa foi a quinta edição do evento.

    Há 70 anos, Roosevelt passou por Natal ao retornar de um encontro na África com então primeiro ministro britânico, Winston Churchill.

    Divulgação/Fundação Rampa
    Roosevelt e Vargas, em 1943
    Roosevelt e Vargas, em 1943

    No ano seguinte, cerca de 25 mil homens da FEB (Força Expedicionária Brasileira) foram enviados para o combate na Itália.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024