Geraldo Alckmin (PSDB) foi eleito para o quarto mandato como governador de São Paulo tendo vencido em quase todas as 645 cidades do Estado –a exceção foi Hortolândia, na região de Campinas, onde ficou pouco atrás de Alexandre Padilha (PT).
Em 2010 o tucano também havia levado a eleição no primeiro turno, mas vencido em menos cidades –594.
Alckmin obteve 57% dos votos válidos, o que representa uma das maiores vitórias em primeiro turno no Estado.
Desde a redemocratização, ele só ficou atrás de José Serra, eleito em 2006 com 58%.
Assim como nas outras eleições, o PSDB contou com forte apoio de eleitores do interior. Considerando os 606 municípios fora da região metropolitana da capital, o governador teve 62% dos votos. Na Grande São Paulo, 51%.
Editoria de Arte/Folhapress | ||
Clique na imagem para acessar a arte interativa do resultado das eleições por municípios |
Na capital, Alckmin venceu com 52% e teve maior vantagem nos bairros do centro expandido, onde os tucanos têm desempenho melhor. No Jardim Paulista (zona oeste), a votação chegou a 75%.
Editoria de Arte/Folhapress |
Paulo Skaf (PMDB) ficou em segundo, com 22%, e tomou o lugar do PT, que desde 2002 vinha polarizando a política estadual com os tucanos.
Apesar de insuficiente para forçar um segundo turno, a votação de Skaf deu ao PMDB seu melhor desempenho no Estado em 20 anos.
Sua melhor votação foi na cidade de Agudos (a 313 km de SP), onde conquistou 42% dos votos e ficou a menos de oito pontos percentuais de Alckmin.
Padilha, que patinou nas pesquisas de intenção de voto durante a maior parte da campanha, avançou na reta final e conseguiu 18%.
O resultado minimizou a derrota, que foi a segunda pior do PT em duas décadas –Padilha teve mais votos que os 15% de José Dirceu, em 1994.
Mas o candidato foi pouco votado até mesmo no "cinturão petista", reduto histórico da legenda na periferia da capital e da Grande São Paulo.
Em Hortolândia, cidade de 212 mil habitantes comandada pelo PT, ele venceu com 39%, contra 35% de Alckmin.
Proporcionalmente, porém, o melhor desempenho do petista foi em Barra do Turvo (a 322 km de SP), onde obteve 44%. Mesmo assim perdeu para Alckmin, que ficou com 51%.
Na capital paulista, Padilha venceu apenas em 4 das 58 zonas eleitorais.
[an error occurred while processing this directive]