• Poder

    Friday, 19-Apr-2024 17:03:41 -03
    [an error occurred while processing this directive]

    PGR dá parecer favorável a prisão domiciliar para Valdemar Costa Neto

    Severino Motta
    De Brasília

    07/11/2014 19h23

    A procuradora-geral da República em exercício, Ela Wiecko, enviou ao STF (Supremo Tribunal Federal) na quinta-feira (6) um parecer favorável à concessão de prisão domiciliar para o ex-deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP).

    Tal como outros condenados no processo do mensalão, ele cumpriu um sexto de sua pena de 7 anos e 10 meses no regime semiaberto, o que lhe permite pedir a progressão para o aberto.

    Prevista para o ano que vem, a possibilidade de progressão foi antecipara pois Valdemar trabalhou e estudou durante o período que ficou preso. Com isso, pôde abater 155 dias de sua pena.

    Com o parecer, o relator do processo no STF, ministro Roberto Barroso, deve autorizar a progressão para o regime aberto. Em tese, fora da cadeia, ele ficaria numa Casa do Albergado, mas, como não existe este tipo de estabelecimento em Brasília, ele irá para a prisão domiciliar. Na prática, trabalhara durante o dia e terá de se recolher às noites, entre as 21h e as 5h, à sua residência.

    Entre os condenados do processo, seis já estão em prisão domiciliar, entre eles o ex-ministro José Dirceu, o ex-presidente do PT José Genoino e o ex-tesoureiro da sigla Delúbio Soares.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024