• Poder

    Friday, 26-Apr-2024 13:12:15 -03

    PF prende chefe do Incra no Pará em ação contra comércio ilegal de madeira

    MANOEL CARDOSO
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM SANTARÉM (PA)

    24/08/2015 16h58

    A Polícia Federal prendeu na manhã desta segunda-feira (24) o superintendente do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) em Santarém (PA), Luiz Bacelar, durante operação que visa combater o comércio ilegal de madeira.

    Entre os detidos estão outros funcionários do Incra, além de servidores do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e das secretarias de Estado de Meio Ambiente e da Fazenda do Pará.

    Na operação –denominada Madeira Limpa–, a PF cumpriu mandados de prisão e de busca e apreensão a funcionários dos respectivos órgãos públicos. As ações foram realizadas em cidades do Pará –incluindo Belém– e em outros dois Estados –Santa Catarina e Amazonas.

    Segundo as investigações da PF, o suposto esquema envolve empresários do ramo madeireiro que contavam com a colaboração ilegal de servidores públicos municipais, estaduais e federais.

    De acordo com o Ministério Público Federal, as investigações mostraram que uma quadrilha coagia trabalhadores rurais a aceitarem a exploração ilegal de madeira dos assentamentos do oeste paraense em troca da manutenção de direitos básicos, como o acesso a créditos e a programas sociais.

    A Procuradoria calcula em R$ 31,5 milhões o prejuízo mínimo estimado ao patrimônio público.

    Segundo as investigações do Ministério Público Federal, iniciadas em 2014, o grupo atuava em três frentes interligadas: um núcleo intermediador e empresarial, um núcleo operacional centralizado no Incra e um núcleo relacionado às fraudes em órgãos ambientais.

    "O grupo investigado transformou a SR30 [superintendência do Incra que abrange o oeste paraense] em um grande balcão de negócios, fazendo uso da instituição pública, e no exercício funcional, para viabilizar a extração ilegal de madeira em áreas de assentados", diz trecho da petição da Procuradoria enviada à Justiça Federal.

    Segundo a Polícia Federal, o superintendente do Incra Bacelar será encaminhado para o centro de recuperação agrícola Silvio Hall de Moura, em Santarém, onde vai ficar à disposição da Justiça.

    OUTRO LADO

    Em nota o Incra informou que está dando apoio ao trabalho da força policial, aos órgãos de controle e da Justiça, e afirmou que, mesmo antes das conclusões iniciais do inquérito policial, decidiu preventivamente pelo afastamento imediato dos servidores indiciados.

    Ainda segundo a nota, o órgão abriu procedimentos administrativos internos para averiguar responsabilidade dos envolvidos nas acusações.

    A reportagem tentou, mas não conseguiu falar com o Ibama e as secretarias estaduais da Fazenda e de Meio Ambiente do Pará.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024