• Poder

    Wednesday, 24-Apr-2024 14:47:40 -03

    folha, 95 anos

    Cobertura da 'TV Folha' de protestos de 2013 renovou telejornalismo

    DE SÃO PAULO

    27/02/2016 02h00

    Diego Padgurschi/Folhapress
    O editor-adjunto André Felipe, a editora-adjunta Giuliana Vallone, o documentarista João Wainer e o editor-assistente Douglas Lambert, parte da equipe que ganhou o Prêmio Esso
    O editor-adjunto André Felipe, a editora-adjunta Giuliana Vallone, o documentarista João Wainer e o editor-assistente Douglas Lambert, parte da equipe que ganhou o Prêmio Esso

    Ex-editor da "TV Folha" e hoje repórter especial, o documentarista João Wainer conta bastidores da cobertura dos protestos de junho de 2013, quando centenas de milhares de pessoas foram às ruas.

    *

    Quando o MPL (Movimento Passe Livre) marcou o primeiro protesto contra a alta das tarifas de transporte em SP, eu não fazia ideia da proporção que aquilo tomaria. Tive uma noção melhor no terceiro protesto, quando os "black blocs" apareceram mais, o que desencadeou uma gritaria contra as mobilizações. No protesto seguinte, a polícia desceria a porrada nos manifestantes.

    Nossa cobertura se destacou por introduzir elementos do cinema e do documentário no telejornalismo. Foi a ideia que seguimos desde a criação da "TV Folha" em 2011: vídeos feitos com ironia, humor, fotografia sofisticada, trilha sonora sugestiva -diferente do telejornalismo tradicional, muito didático.

    Nossa atuação acabou influenciando o próprio curso dos acontecimentos, quando Giuliana [Vallone, então repórter da 'TV Folha'] foi atingida no olho por uma bala de borracha. A cena marcou uma virada na opinião pública sobre as manifestações, e Giuliana virou um símbolo contra a violência policial.

    Os vídeos sobre os protestos de junho foram o primeiro trabalho de um jornal a ganhar o Prêmio Esso (hoje chamado ExxonMobil) de Melhor Contribuição ao Telejornalismo, normalmente reservado às grandes emissoras de TV.

    O conteúdo originou um documentário: "Junho - O Mês que Abalou o Brasil", que estreou, um ano depois, em 14 salas de cinema de 12 capitais e na loja virtual iTunes.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024