• Poder

    Thursday, 28-Mar-2024 21:50:48 -03

    o impeachment

    Senador do PDT diz que Dilma se arrepende de ter confiado em Temer

    MARIANA HAUBERT
    DE BRASÍLIA

    14/04/2016 18h13

    O vice-líder do governo no Senado, Telmário Mota (PDT-RR), relatou nesta quinta-feira (14) uma conversa que teve com a presidente Dilma Rousseff em que ela teria lhe contado se arrepender muito de ter confiado no vice-presidente Michel Temer.

    Em um discurso no plenário da Casa, o senador afirmou que Temer foi, por muito tempo, o responsável por organizar a base aliada do governo no Congresso, mas o acusou de ter conspirado contra a petista para desgastá-la a ponto de o processo de impeachment poder ser efetivado e ele assumir o comando do país.

    "Temer era um homem que gozava da total confiança do governo. Ele que realmente controlava essa parceria da presidente Dilma, e ela confiava nele. Mas poucos sabiam que ele já estava no processo de conspiração porque ele, como tinha informações privilegiadas, inclusive informações de Estado, fez um conluio com o Cunha [presidente da Câmara, Eduardo Cunha]. O governo planejava um ato e o Cunha entrava com as pautas-bombas para inviabilizar o país", disse.

    Para Telmário, o impeachment em curso se deu por vingança de Cunha contra o PT, porque o partido não apoiou a derrubada do processo a que ele responde no Conselho de Ética da Câmara.

    O pedetista disse que ainda não havia relatado publicamente o encontro com a presidente porque achava que havia sido uma conversa informal, mas, agora, sentiu-se confortável para revelar o diálogo. "E ela me dizia que o grande arrependimento foi ela ter confiado no Temer, em todos os sentidos", disse.

    O senador também criticou a decisão do PMDB de deixar a base aliada do governo neste momento. "E o que ele faz hoje para cassar a presidente Dilma? O PMDB pula fora. E agora ameaça expulsar quem não votar a favor do impeachment. Olhe como eles começam a usar a mão de ferro. Começam a bater na democracia com a mão de ferro", disse.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024