• Poder

    Sunday, 23-Jun-2024 17:22:05 -03

    novo governo

    Servidores protestam no Planalto por saída de ministro da Transparência

    GUSTAVO URIBE
    DE BRASÍLIA

    30/05/2016 17h29

    Pedro Ladeira/Folhapress
    BRASÍLIA, DF, Brasil, 30.05.2016 Protesto de servidores do CGU. Eles protestam contra a mudanca do nome do orgao e pedem a demissao do ministro Fabiano Silveira, que foi flagrado em audio com o presidente do Senado, Renan Calheiros, criticando a Operacao Lava Jato. Foto: Pedro Ladeira/Folhapress cod 4847 *** Local Caption *** rasil
    Servidores da CGU pedem a volta do nome do órgão e a saída do ministro Fabiano Silveira

    Com gritos de "Fora, Fabiano" e "Temer, demite", um grupo de servidores públicos protesta nesta segunda-feira (30) em frente ao Palácio do Planalto pela exoneração do ministro de Transparência, Fiscalização e Controle, Fabiano Silveira.

    Segundo a Polícia Militar, cerca de 250 pessoas participam da manifestação, que teve início na porta do ministério e se deslocou para a Praça dos Três Poderes.

    Com fogos de artifício, eles carregam faixas que pedem ainda que a pasta volte a se chamar CGU (Controladoria-Geral da União).

    Um dos cartazes chama o ministro de "capanga de Renan", em uma referência ao presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL).

    Servidor do Senado Federal, Silveira foi indicado para o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) por Renan.

    Em gravações, feitas pelo ex-diretor da Transpetro Sérgio Machado, o ministro criticava a Operação Lava Jato e orientava investigados enquanto era conselheiro do CNJ.

    Aconselhado por assessores a afastar o ministro, o presidente interino Michel Temer decidiu, contudo, que, por enquanto, ele permanece no governo.

    Em reunião nesta segunda-feira (30), no Palácio do Planalto, Temer e sua equipe avaliaram que, nas gravações em que Silveira aparece conversando com Machado, não há nada que possa "comprometê-lo" nem "motivos suficientes para demiti-lo".

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024