• Poder

    Friday, 29-Mar-2024 07:07:08 -03

    Lava Jato

    Nos três anos da Lava Jato, veja quais são as principais frentes da operação

    FELIPE BACHTOLD
    GUSTAVO QUEIROLO
    DE SÃO PAULO

    17/03/2017 10h03

    A Operação Lava Jato, deflagrada em 17 de março de 2014, chega a seu terceiro aniversário com múltiplas frentes dentro e fora
    do Brasil que rivalizam em importância com Curitiba, onde a investigação nasceu.

    Até agora, foram cerca de 170 suspeitos presos e 24 permanecem detidos. A operação segue como em uma reação em cadeia, detalhada pela reportagem neste especial com os principais desdobramentos —clique na imagem abaixo para acessar.

    Lava Jato três anos

    As acusações dos ex-executivos da empreiteira, ainda sob sigilo, dependem da Procuradoria-Geral da República e do Supremo Tribunal Federal para terem consequências práticas sobre políticos com mandato.

    Ao longo de seu terceiro ano, a operação ganhou novos personagens, como o juiz fluminense Marcelo Bretas e o relator da ação no TSE Herman Benjamin, que ouve testemunhas que já firmaram acordo de delação.

    No fim de 2016, com a divulgação do acordo da Odebrecht com autoridades do Brasil, Estados Unidos e Suíça, a Lava Jato foi exportada para países da América Latina e da África, gerando crises políticas e novas investigações fora do Brasil.

    A duração da operação, iniciada no Paraná como uma ofensiva contra operadores financeiros e doleiros, permanece imprevisível.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024