• Poder

    Friday, 29-Mar-2024 01:53:12 -03

    Livro joga luz sobre personagens da Constituinte de 1988

    NAIEF HADDAD
    DE SÃO PAULO

    23/07/2017 02h00

    Lula Marques - 05.out.1988/Folhapress
    BRASÍLIA, DF, BRASIL, 05-10-1988: O presidente da república José Sarney, cumprimenta o deputado federal Ulysses Guimarães, presidente da Assembléia Constituinte, após a assinatura da promulgação da Constituição, em Brasília (DF). (Foto: Lula Marques/Folhapress)
    O presidente da república José Sarney, cumprimenta Ulysses Guimarães, presidente Constituinte

    O excesso de sobressaltos da política brasileira nos últimos 30 anos tem se tornado um obstáculo para quem se lança a abordagens aprofundadas de episódios relevantes do período. Resta pouco tempo para recontar o passado, e refletir sobre ele, quando o fato novo se impõe. E, não raro, a notícia de hoje nos leva a reinterpretar a notícia de ontem.

    Talvez essa dinâmica frenética tenha contribuído para um tratamento insuficiente da Constituinte em livros jornalísticos. Sobre esse tema, há um sem-número de obras de caráter jurídico, mas faltam narrativas que se destinem a um público mais abrangente.

    Nesse sentido, o lançamento de "1988: Segredos da Constituinte", de Luiz Maklouf Carvalho, merece celebração. Não é o livro definitivo sobre a "Constituição Cidadã", como a batizou Ulysses Guimarães, o grande artífice do texto constitucional. Esta obra ainda está por vir.

    Mas o trabalho de Maklouf joga luz sobre erros e acertos construídos ao longo de 20 meses de Assembleia Constituinte por meio de 43 entrevistas exclusivas com a maior parte dos protagonistas do processo.

    A Constituição, aliás, é tema atualíssimo. O Ministério Público, que hoje alcança máxima visibilidade com a Operação Lava Jato, só ganhou poder, de fato, em 1988.

    Outro mérito do livro é reavaliar a efetividade das ações dos parlamentares envolvidos. Alguns personagens chegam engrandecidos ao fim da leitura de mais de 500 páginas –Ulysses é o principal exemplo. Outros saem menores, por razões distintas.

    Um deles é José Sarney, que herdou a Presidência da República após a morte de Tancredo Neves. Há abundância de relatos a respeito do modus operandi do maranhense. Para que a Constituinte aprovasse os cinco anos de mandato para o chefe do governo, as concessões de rádios país afora foram usadas largamente como moeda de troca. Sarney é criticado, inclusive, pelos ministros que integraram seu governo, como Bresser-Pereira.

    Mário Covas (1930-2001), então líder do PMDB, também é alvo de diversas ressalvas. O comportamento irascível surge como o menor dos problemas. Entrevistados que eram próximos de Covas atribuem a ele o veto a uma proposta que poderia viabilizar a implantação do regime parlamentarista.

    As referências a Lula tampouco são elogiosas, independentemente do matiz ideológico de quem fala a Maklouf. Somam-se a atuação acanhada –o líder petista nunca se entusiasmou pela atividade parlamentar– e a inflexibilidade programática. Lula, aliás, se recusou a conceder entrevista ao autor.

    1988: Segredos Da Constituinte
    Luiz Maklouf Carvalho
    l
    Comprar

    A sucessão de entrevistas consolida sínteses, mas também evidencia contradições. Elas formam uma grande narrativa, mas são instigantes ainda que vistas isoladamente.

    A variedade e o peso dos entrevistados –do general Leônidas Pires Gonçalves ao sindicalista Jair Meneghelli, de Fernando Henrique Cardoso a Delfim Neto– pouco valeriam não fosse o preparo e a sagacidade do entrevistador. Maklouf nos ajuda a entender o Brasil de ontem e de hoje.

    1988: SEGREDOS DA CONSTITUINTE
    AUTOR: Luiz Maklouf Carvalho
    EDITORA: Record (504 págs.)
    QUANTO: R$ 64,90

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024